bariniTive o prazer de entrevistar pessoalmente o Dr. Ricardo Barini, Professor Livre-Docente da Disciplina de Obstetrícia, Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Coordenador do Programa de Medicina Fetal e Imunologia da Reprodução, Disciplina de Obstetrícia, Departamento de Tocoginecologia da UNICAMP. Coordenador do Ambulatório de Perdas Gestacionais Recorrentes, Divisão de Obstetrícia, Departamento de Tocoginecologia, CAISM /UNICAMP.


Em seu consultório na Vila Olímpia em São Paulo/SP, recebeu-me com muita gentileza e mostrou-se disposto a participar do meu livro e deste projeto de divulgação da insuficiência istmo cervical para a população em geral.


Com a participação de seu companheiro, Dr. Marcelo Luiz Nomura, cujo currículo não é menos apreciável, “Mestre e Doutor em Obstetrícia pela UNICAMP, Médico assistente do CAISM-UNICAMP, Coordenador do Ambulatório de Pré-Natal de Alto Risco da Secretaria de Saúde e Maternidade de Campinas, Especialista em Medicina Fetal pela FEBRASGO, Membro da comissão nacional de gestação de alto risco da FEBRASGO, segue abaixo os trechos mais importantes que constarão em meu livro referente às dúvidas de várias leitoras em relação à insuficiência istmo cervical e circlagem:

 

 

Erivane - Do que é composto o colo do útero? É um músculo?

Dr.Barini - O colo do útero não é um músculo, como muitos pensam. O colo do útero é composto de tecido conjuntivo (uma matriz que sustenta as células), fibras elásticas e de colágeno, glândulas e poucas células musculares. As alterações do colo em mulheres com insuficiência cervical estão relacionadas ao amolecimento e frouxidão, características relacionadas ao tecido conjuntivo e a quantidade de fibras elásticas e de colágeno.

 

Erivane - O que é Incompetência Istmo Cervical (IIC)?

Dr.Barini - É um defeito do canal cervical que perde, ou não tem congenitamente, a capacidade de suportar o peso da gravidez sem se dilatar. Hoje, preferimos usar o termo “insuficiência” ao invés de “incompetência” do istmo-cervical.


Erivane -  É possível detectar a IIC na primeira gestação, logo no início, ou é necessário ocorrer o aborto espontâneo tardio para suspeitar da IIC?

Dr.Barini - É possível suspeitar através de exames de ultra-sonografia. Como tem sido quase rotina a realização do ultra-som para a translucência nucal com 12-12 semanas, nesta fase já se realiza uma medida do colo uterino. Mas a época ideal para se investigar a IIC é a partir de 16 semanas, nos casos de pacientes já com a suspeita clínica por uma perda anterior ou por um parto prematuro precoce com história de dilatação silenciosa (sem dor). Nas pacientes sem antecedentes, essa pesquisa se faz agora na rotina do ultra-som de 20 semanas (chamado de morfológico). A verificação de um colo uterino curto (com menos que 2,5 cm) é indício de alto risco de prematuridade e pode ser o primeiro passo para se identificar a IIC em pacientes assintomáticas e sem antecedentes clínicos. Outra proposta, nos casos de dúvidas de diagnóstico e se fazer o exame com compressão do fundo uterino e verificando se aumenta o encurtamento ou o afunilamento do colo, ou se fazer o ultra-som transvaginal com a gestante em pé, o que imita a compressão do colo pela gravidade. Mas não há consenso na literatura médica sobre qual o melhor método para o diagnóstico da IIC na primeira gravidez.


Erivane - O que é circlagem uterina?

Dr.Barini - É a colocação de um fio de sutura no colo uterino para impedir sua dilatação antes do tempo desejado, isto é o termo na gestação.


Erivane - A circlagem é indicada somente para mulheres portadoras de incompetência istmo cervical?

Dr.Barini - Sim, essa é a indicação precisa.


Erivane - Qual o melhor período para se fazer a circlagem uterina em uma gestante portadora de IIC?

Dr.Barini - Sempre depois de 12 semanas e de preferência antes da 20ª semana.


Erivane - Quais as melhores condições para se realizar a circlagem?

Colo não dilatado e sem sinais de infecções (o que deve ser confirmado por exames de culturas específicas).


Erivane - Qual a diferença entre circlagem simples e circlagem dupla?

Dr.Barini - Uma usa um ponto apenas e a outra, dois fios. Na circlagem dupla os pontos se somam na sustentação do colo, impedindo que o esforço do peso da gravidez rasgue o colo e force uma dilatação silenciosa.


Erivane - É possível fazer circlagem antes de a paciente engravidar? Por quê?

Dr.Barini - É possível e é indicado nos casos mais graves, geralmente com uma lesão no colo uterino que impede uma circlagem na gestação (por exemplo, uma paciente que tenha sido submetida a uma cirurgia de conização do colo ou uma amputação por câncer in situ, ou que tenha uma lesão traumática em outro parto).

 

Erivane - Quais as anestesias utilizadas para realização da circlagem?

Dr.Barini - De maneira geral se utiliza a anestesia loco-regional: raquídea ou peridural. Raramente é necessária anestesia geral.


Erivane -  Toda mulher que possui o colo incompetente tem que colocar os óvulos de progesterona via vaginal? Para que eles servem? A partir de quantas semanas de gestação eles deverão ser utilizados?

Dr.Barini - Não há consenso se a progesterona deve ser usada por todas as mulheres que fizeram circlagem. A progesterona está indicada para mulheres que tem antecedente de parto pré-termo, ou seja, antes de 37 e depois de 24 semanas, ou que tenham colo uterino curto (menor que 25 ou 15 mm). Portanto, para as mulheres circladas com estes antecedentes a progesterona deve ser usada; para as outras não há consenso absoluto e a decisão deve ser individualizada para cada mulher.


Erivane - Por que a IIC não é propagada sendo que a cada dia que passa aumenta o número de mulheres portadoras desta anomalia?

Dr.Barini - Não há estimativas confiáveis do número de mulheres portadoras de insuficiência cervical, apenas da incidência desta em portadoras de perdas gestacionais de repetição. Não há evidências que o número de portadoras esteja aumentando. A importância da insuficiência cervical reside no impacto emocional que perdas de repetição causam nestas mulheres (aspecto que não pode ser negligenciado), nas seqüelas graves da prematuridade extrema associada aos partos muito precoces e na mortalidade destas crianças. A incidência, portanto, mesmo não sendo elevada ou crescente, é secundária, diante do grande impacto desta condição clínica na vida das mulheres e seus filhos.

 

Postar uma Nova Mensagem


 
Nome: Camila Carvalho Email: camilajemnecki@gmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 10 Sep 2010 16:14:02 GMT

Comentário: fiz uma conização ha 2 anos atras sera que terei que fazer uma circlagem antes de engravidar?



Nome: flavia cristina miranda ataides Email: mirandaataides@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País:   Data: 24 Sep 2010 19:01:34 GMT

Comentário: A mulher que realiza a cerclagem pode praticar sexo? È verdade que difilmente uma mulher cerclada consegue chegar aos 9 meses?



Nome: Cátia Cristina Email: catiacristina_27@oi.com.br
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 25 Oct 2010 19:08:50 GMT

Comentário: Olá Boa tarde, estou com 09 semanas de gestação e meu colo uterino estava com medida de 2,64 cm de comprimento. Eu gostaria de saber se estou dentro da estatística de mulheres com o COLO DO ÚTERO CURTO, ou se está dentro dos padrões normais de medida do colo uterino, e se corro risco de ter meu bb prematuramente? obrigada e fique com Deus...



Nome: maria Email: rapunzel.capoeira@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País:   Data: 9 Dec 2010 18:35:54 GMT

Comentário: ja tive 2 abortos e um 1 parto prematuro com 37 semanas o bebê faleceu por prematuridade,isso ja faz 12 anos hoje tenho 30 anos e nunca tentei ter filhos biológicos,queria saber se tem alguma coisa a ser feito antes da gravides e se é seguro?



Nome: Susan Email: Susan_tofolo@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 24 Dec 2010 11:56:57 GMT

Comentário: Eu sofri um aborto com 21 semanas,meu GO só descobriu nessa mesma semana,tive 3 cm de dilatação do colo e protusão da bolsa, mas meu GO tentou a cerclagem mesmo assim ,mas com uma semana entrei em trabalho de parto , fiquei sem líquido e perdi meu bebe... Quando meu GO foi tirar a cerclagem ele disse que meu organismo estava expelindo os pontos , gostaria de saber se em uma proxima gravides mesmo cerclando antes isso possa acontecer de expulsar os pontos? Obrigada !!



Nome: Adriana Email: drischramm.casa@uol.com.br
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 18 Jan 2011 18:10:45 GMT

Comentário: Como faço para marcar uma consulta com o Sr.? Tive 2 partos prematuros (21,5 semanas-gêmeos e 20 semanas-quadrigêmeos). Na segunda fiz Cerclagem com 14 semanas, mas não sei o que houve, pois tive um corrimento tipo clara de ovo amarelada antes, será que infeccionou???



Nome: Debora Coelho Pinto Email: debora@grupojpp.com.br
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 6 Mar 2011 13:34:01 GMT

Comentário: Apos perder o primeiro filho com 25 semanas, fiz cerclagem aqui em Gov. Valadares;MG e tive minha filha com 38 semanas em novembro de 2009. Agora, estou com 40 anos e quero muito outro bebe, porem ter que ficar os 6 meses na cama (como fui orientada pelo meu medico na gestacao passada, ê muito triste quando se tem uma crianca de apenas 2 anos e uma empresa.Anteriormente, fiz a cerclagem de 3 pontos. Se eu fizer a definitiva, precisaria fazer o repouso. Gostaria do seu endereco e contato



Nome: lidi Email: liedja_silva@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 15 Mar 2011 15:16:09 GMT

Comentário: oi tudo bem, gostaria q vocês me tirassem uma duvida sobre ciclagens já perdi 2 gestação tenho útero bicórnio so q com uma boa formação ..mais só na ultima gravides q fiz a ciclagem mais não adiantou depois de 3 dia q tinha feito comecei a perder liquido .. não sei se foi pq eu andei depois de 2 dia pq fui ao dentista e andei um pouco e peguei moto taxi .. então não sei o q houve direito mais acabei perdendo o bebe tinha acabado de completa 20 semanas .. Agora estou gravida de novo de um mês e meu medico disse que iriamos fazer ciclagem de novo ..mais já estou um pouco de repouso levantando apenas para fazer comida e ir ao banheiro ;; mais to com um pouco de medo Gostaria de saber também qual e a época exata para fazer ciclagem e qual e o procedimento correto depois disso estou com um pouco de medo ..Por favor nao deixe de me responder desde ja agradeço .. bjo abraço fiko no aguardo .. assi:



Nome: Pâmela Gomes Email: pamygomes_1@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 12 Apr 2011 13:46:02 GMT

Comentário: Dr.Tive dois partos prematuros,um de 23 semanas e outro de 24. no ultimo parto, descobri que tinha IIC, e fiz a cerclagem de emergencia com 22 sem. pois meu colo do utero ja estava aberto. depois de 15 dias tive contração e nasceu prematuro. Se eu engravidar novamente, e fazer uma dupla cerclagem com 12 e depois com 16 semanas antes do colo do utero abrir, nao terei contrações? ou oque terei que fazer para ter uma gestação até o final. ou com tempo suficiente para que o bebe possa sobreviver? Aguardo resposta obrigada...



Nome: Virlane Mayara Email: virlane2006@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 15 Apr 2011 20:24:59 GMT

Comentário: Dr.Em duas gestações tive 2 partos prematuros,primeiro com 25 semanas e outro de 23 e meus filhos não sobreviveram.Mas em nunhum dos 2 o meu GO me informou e nem me orientou sobre esse risco,pois descobrir atraves de uma amiga,queria que o senhor me ajudasse com a informação nescessaria, em minha cidade não há muita istrutura na área da saúde,e meu maior sonho e ser mãe,mas o medo de passar por tudo novamente e muito grande,me dê as dicas de qual o procedimento correto para a proxima gestação.



Nome: Elisete Email: elisete.luiza@gmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 22 Jul 2011 16:22:04 GMT

Comentário: Dr. Por favor depois de 4 perdas a seis anos atras estou com esperanças de ser mãe o senhor conhece algum medico aqui em Belo Horizonte para me indicar ainda não conheço nenhum que faça esta cirurgia. As ultimas três gravidez fiz cerclagem e mesmo assim com 19 para 20 semas eu entrava em trabalho de parto já estava aberto totalmente o colo do útero era aquela correria e tristeza.



Nome: Elisete Email: elisete.luiza@gmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 27 Jul 2011 20:06:44 GMT

Comentário: Olá Erivane tenho muita vontade de saber o Email do Dr. Barini para pedir indicação de um medico aqui em Belo Horizonte, pois no momento não estou com médico algum e gostaria de engravidar, mas preciso fazer a cerclagem definitiva. Já tive 4 gestação e tres cerclagem. Por favor me der resposta. Grata.



Nome: Aline Email: alinecrissilva@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País:   Data: 23 Sep 2011 19:20:52 GMT

Comentário: Ola dr. Perdi meu primeiro filho om 19 semanas de gestação. Agora gostaria de saber se eu engravidar de gêmeos, a cerclagem segura? Devo ficar de repouso absoluto? Qual o melhor método a ser feito q dá melhores resultados. Por favor, me ajude. Obrigada



Nome: Cleia maria Email: cleia_2006morena@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 8 Nov 2011 17:28:52 GMT

Comentário: Moro em Brasilia descobrir essa semana que tenho incompetencia istmo cervical. Perdi meu bebe com 16 semanas gostaria de saber se vc sabe se tem um especialista otimo em brasilia pra mim procurar. Estou muito triste e estou correndo atraz de um medico bom pra fazer meu tratamento.



Nome: ana paula Email: anapaulaaapp@msn.com
Cartão de Visitas:   
País: PORTUGAL  Data: 15 Nov 2011 18:54:12 GMT

Comentário: boa noite doutor!estou com23s fiz mac donald dupla,cp,15s. agora estou com um colo de 27mm,e por dentro tudo aberto o colo so tem os pontos e a placenta, tudoé feito na cama ,com porgesterona e magnezio,nao teno nenhuma outra incorrencia como infecçoes, pressao alta, anemia etc, esta tudo ok comigo!!!estou muito desesperada,gostaria de uma opniao de alguem que sabe realmente oque faz,se o senhor ja viu algum caso assim onde o bebe ja esta a brincar nos pontos pois esta tudo aberto!!ate quantos meses acha viavel chegar a gravidez. muito obrigada pela atençao paula



Nome: Emerson Borges Email: ebbm193@yahoo.com.br
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 16 Nov 2011 12:53:54 GMT

Comentário: Bom Dia! Minha esposa teve dois abortos por causa de IIC, na segunda como intervenção fizeram a cerclagem na 13ª semana e com 19ª ocorreu a dilatação e o aborto invevitavel por causa do rompimento da bolsa. Pergunto já ouvi que existe um outro procedimento que seria cirurgico feito antes de engravidar novamente, coisa parecida com colocação de uma "Cinta", por favor poderia me esclarecer se existe este procedimento e riscos pra gestante e feto. Obrigado



Nome: Glaucineide da silva santana Email: cidaflores2010@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 6 Dec 2011 20:14:52 GMT

Comentário: boa tarde,acabei de ter um parto prematuro com 22 semanas mais meu bebe não resistiu. ate então minha gravidez estava normal o médico que me atendeu no hospital disse que tive um colapiso de bolsa. e que se eu quizesse engravida téria que costura meu ultero.gostaria de uma orientacãodesde de já agradeço.



Nome: fran Email: fran.santin@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País:   Data: 9 Feb 2012 16:51:10 GMT

Comentário: oi, ano de 2010 fiz uma conizaçao hj estou gravida de 6 semanas minha medica disse que qdo eu tiver de 13 semanas terei q fazer a cerclagem mas se meu colo for menor que 2cm nao da pra fazer... qual o tamanho minimo do colo do utero q da pra fazer a cerclagem nao quero perder meu bebe ele é tao esperado



Nome: joice fabiana Email: joicef_rocha@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 29 Feb 2012 13:36:45 GMT

Comentário: Oi! meu nome e joice gostaria de saber pois estou com 24 semanas de gestação, e meu colo uterino esta dilatado 2,4 cm e minha primeira gestação estou fazendo o uso de progesterona vaginal foi indição medica, ainda corro muito risco de um parto prematuro gostaria de saber pois estou muito ansciosa. obrigado



Nome: Gesilane Cristina Email: gesilanecristina@yahoo.com.br
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 13 Mar 2012 01:08:02 GMT

Comentário: Olá perdi um bebe com 23 semanas e já sabia que tinha iic pois tinha sido detectado pelo ex histero, mas não fiz a cerclagem.Sou de MG gostaria de saber se no meu caso a cerclagem definitiva é a mais viavel e um médico que o senhor me recomendaria aqui em MG



Nome: Ana Paula de Santana Silva Email: anapaula.santana81@hotmail.com.br
Cartão de Visitas:  http://  
País: BRASIL  Data: 19 Apr 2012 23:27:12 GMT

Comentário: Boa Noite! Perdi meu 1º bebê com 27 semanas o meu médico falou que tenho ICC mais não fiz nenhum exame, pretendo ter o próximo e estou insegura quanto a este, qual médico que o senhor me recomendaria aqui em Pernambuco, conhece algum. Desde já agradeço.



Nome: Liliane Email: lilisafranco@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 25 Apr 2012 01:36:35 GMT

Comentário: Dr.Barini, sei desde meus 19 anos da formação do meu útero bicorno, agora aos 31 decidi engravidar pois sempre tive a orientação que não tinha impedimentos. Em fevereiro engravidei e no dia 05 de março tive um aborto espontânio decorrentes grande fluxo de sagramento e fortes cólicas. Achei esse portal e preciso de ajuda. Estou bem e tentarei novamente, mas preciso de um médico que entenda sobre essa anomalia, que ajude a me preparar para próxima tentativa, não sei qual a especialidade p/esse caso.



Nome: stefanny Email: ja_ky19@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 4 Jun 2012 16:58:32 GMT

Comentário: oi bom dia DR BARINI,tive 3 abortos o primeiro com 26 semanas pois rompeu a bolsa e fui ao hospital,fiquei internada pois ainda nao tinha entrado em trabalho de parto,no dia sequinte tive o parto o bebe nasceu viva e ficou na incubadora mais nao resistiu,o segundo foi com 19 semanas de gestação e com dilataçao total,e só na terceira gestção fiquei sabendo que tinha IIC, quando descobri a gravidez ja fui imediatamente para o caism fiz a cerclagem com 15 semanas de gestação e estava indo tudo bem,ate que com 24 semanas meus pontos se romperam ,fui internada e realizar uma recerclagem foi tudo bem ate fui infectada por endometrite logo depois minha bolsa se rompeu com 26 semanas tive o parto,mais o bebe nao resitiu,fiz alguns exames e estou com steptococus do grupo B,vi vo site sobre a cerclagem definitiva sera que tenho chances dessa alternativa o que vc me sugere?



Nome: Dayane Email: dayanevardanga@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 14 Jun 2012 00:41:28 GMT

Comentário: Tive um parto prematuro com 21 semanas,o medico disse que tenho IIC,mas nao mandou fazer exame nenhum pra comprovar isso,o parto foi normal,tranquilo e rapido, sem complicações, tudo aconteceu há exatamente 2 semanas e 4 dias, meu sangramento ja parou, o corpo jah voltou ao normal,não sinto mais dores, quero saber quanto tempo tenho que esperar pra uma proxima gestação,to ansiosa e por mim ja começaria tentar, o medico que fez meu parto me recomendou 3 meses, mas o outro medico me recomendou 1 ano, agora to confusa...por favor me ajuda!!!



Nome: Eliane Oliveira Castro Email: eliane_davi@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 1 Jul 2012 02:09:48 GMT

Comentário: Por favor gostaria de um auxílio é seguro a cerclagem antes de engravidar ou depois? Essa é a minha dúvida, tive perda de gêmeos no sexto mês de gestação tinha feito a cerclagem, tomava ultragestan mas não adiantou.



Nome: elisa cristina sodatti Email: elisacristinas2@hotmail.com
Cartão de Visitas:  http://elisacristinas2@hotmail.com  
País: BRASIL  Data: 4 Jul 2012 16:45:37 GMT

Comentário: quero ser mae de novo sera que eu posso?



Nome: ALINE Email: aline.helenah@gmail.com
Cartão de Visitas:  http://www.cerclagem.com  
País: BRASIL  Data: 4 Jul 2012 19:03:32 GMT

Comentário: oi dr barini quero te pedi uns exames pra saber se tenho o iic mesmo nao sou de sao paulo sou de minas mas ja ouvi falar muito do senhor sei que e muito competente no que fas pois e por isto estou te pedindo ajuda por que tou desesperada por uma ajuda que nao vou conseguir onde moro.tive minha perda com 21 semana de getaçao e tem 48 dias que perdi quero saber tambem se posso engravidar daqui seis meses por que meu medico dise que sim me ajuda por favor abraços



Nome: Marcia Fonseca Email: titafonseca@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 15 Aug 2012 20:00:37 GMT

Comentário: Sofri dois aborto esportaneo, e o medico medisse que preciso fazer uma cerclagem, tenho muito medo, 1º por ter que passar por um processo um pouco complicado e 2º por não dah certo. Essa Cerclagem é um procedimento seguro?



Nome: Francisco Email: fnunesribeiro@bol.com.br
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 28 Oct 2012 16:38:42 GMT

Comentário: minha mulher esta com as tropas obstruídas o que significa?



Nome: luciana cristina pires lima Email: luciana.seco@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 16 Dec 2012 05:02:01 GMT

Comentário: perde dois bebes tenho 34 anos e goostaria de ser mãe o medico me falou da de fazer o ponto no utero para ñ haver a dilatação.e uma cirugia confiavél as minhas percas foram dolorosas meu bebe tinha 6meses e duas semanas quando nasceu deram como feto dai depois de 3hs ele voltou a chorra ficou na encubadora 24hs mas não sobriviveu.



Nome: sherilyn Email: she_costa@r7.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 16 Mar 2013 21:36:40 GMT

Comentário: minha primeira gestação meu filho nasceu de 27 semanas, apos 4 anos fiquei grave novamente e fui descobrirq tenho IIC qndo meu bebe ja estav nascendo, fiz de tud pra tentar 'segura-lo' mais nao foi possivel, ele nasceu com 25 semanas e nao resistiu, foi uma grande incompetencia do meu GO....Agora ja sei oque preciso fazer e que nao sou a unica que passei por isso!



Nome: Fabiana Sousa Email: fabisousa2008@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 23 Apr 2013 16:17:34 GMT

Comentário: Olá,já tive 2 abortos espontâneos á 3 anos,estou querendo engravidar novamente.Gostaria de saber quais exames preciso fazer antes´,e se posso fazer a cerclagem antes de engravidar.



Nome: Adriana Email: adrianareis.2008@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 19 Jun 2013 15:41:22 GMT

Comentário: Bom dia! estou na minha segunda gestação na minha primeira gravidez sofri um aborto espontaneo do nada esta com 20 semanas o meu medico acha que agora na minha segunda gestação vou ter que fazer uma ceclagem será que ele está indo pro caminho certo?



Nome: Elayne Dornelas Email: elaynedornelas@yahoo.com.br
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 1 Jul 2013 16:26:57 GMT

Comentário: Bom dia Dr. Ricardo, Gostaria de saber se você conhece/indica algum médico especialista em cerclagem aqui no Recife, Desde já agradeço, Elayne



Nome: Priscila felicissimo de souza Email: priscilafelicissimodesouza@gmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 1 Jul 2013 17:42:51 GMT

Comentário: Boa tarde!! em janeiro de 2012 tive meu 2° bebê por meio de circlagem,os médicos que me atenderam no decorrer da gestação não conseguiram tirar o fio do colo do útero,apenas cortaram para o colo do útero abrir perguntei na hora se não tinha problema,e me disseram que não,não insisti muito pois me machucaram muito tentando tirar aquele fio hoje tenho dificuldades de manter relações com meu marido e também tenho trauma de pensar em como tirar esse fio,que na primeira gestação saiu tão fácil,queria saber quais as conseqüências dessa situação. obrigada



Nome: Rosilene C. C. Da Silva Email: rc.leucunha@yahoo.com.br
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 27 Aug 2013 19:42:10 GMT

Comentário: Olá boa tarde, tive dois abortos, e descobri que vou ter que fazer a cerclagem.Gostaria de saber se é seguro fazer a cerclagem?E também de saber se e só o senhor que faz a cerclagem definitiva , pois moro no Rio e gostaria de saber se tem alguém aqui no Rio, que possa me indicar? Aguardo uma resposta.



Nome: Andreia Email: andcrisoares26@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: PORTUGAL  Data: 31 Aug 2013 18:23:26 GMT

Comentário: Olá Drº, na minha 1ªgravidez abortei espontaneamente com 19 semanas de gemeos e passado algum tempo engravidei pois foi-me dito que não tinha problema nunhum.Mas na 2ªgravidez com 15 semanas comecei a dilatar e então minha médica fez-me cerclagem mas o meu bebe nasceu com 25 semanas mesmo com repouso absoluto e sobreviveu.Gostaria de ser mãe novamente mas com segurança então gostaria de saber se o Sr Drº conhece algum médico que faça cerclagem definitiva em Portugal e se é recomendada no meu caso.



Nome: Kelly Email: kellyprisinoto@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL.  Data: 23 Sep 2013 19:11:50 GMT

Comentário: Boa tarde meu médico marcou uma cerclagem por eu ter perdido duas vezes ano passado porem estava de 5 semanas em uma e 4 na outra hj estou com 9 semanas tem algum problema fazer esse procedimento com este tempo de gestação?



Nome: Tatiana Barreto Email: tatyana_barreto@ig.com.br
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 5 Nov 2013 13:55:08 GMT

Comentário: Tive dois abortos por incompetência do útero, o primeiro com 17 semanas e o segundo com 19 semanas e com cerclagem, fiz um ultrassom antes da cerclagem e o colo do útero estava com 35mm, mas quase um mês depois só estava com 10mm e o bebe pesava 318 gramas. Posso tentar engravidar novamente?



Nome: Miryan Maria Araujo de Alencar Email: miryan.alencar@gmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 26 Nov 2013 21:01:31 GMT

Comentário: tenho iic tive 2 abortos um com 2 meses e outro com 5.tenho que fazer a circlagem + não quero a simples,pois tenho medo que os pontos se rompam...tem como eu fazer a ciclagem definitiva?



Nome: sheila Email: sheilasgs29@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 9 Dec 2013 03:01:01 GMT

Comentário: Olá dr gostaria de expor um problema e tirar algumas duvidas... Tenho uma irmã de 32 anos,ela ja teve 5 gestações e sempre perde,não consegue segurar...nesta ultima ela teve tarbalho de parto mas com apenas 5 meses...ela ja sofreu tanto...Em que especialista ela tem que ir??que tratamneto??ja fez cerclagem tbm,mas tbm não segurou...o que fazer diante diante de 5 percas??sera que ela consegue ainda??



 cerclagem@cerclagem.com.br
 Comentários da autora  / Entrevistas Fale conosco




© Todos os direitos reservados a ERIVANE DE ALENCAR MORENO. Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que as fontes sejam citadas.
© Copyright 2010 

ATENÇÃO: as informações disponibilizadas neste site e fornecidas através da newsletter do site CERCLAGEM  têm propósitos orientadores, e não representam um substituto para aconselhamento e/ou tratamento médico especializado.



  Site Map