Dr. Luiz Fernando Pereira Leite
Médico especializado em gestação de alto risco e atuante
nas Maternidades Santa Joana e Pro-Matre em São Paulo - SP



Este foi o meu obstetra: Luiz Fernando Pereira Leite.
Grande profissional e muito atencioso, ele atende junto aos seus dois sócios na Clinnique Ginecologia e Obstetrícia em São Paulo - SP.

Além de ter acompanhado as minhas duas últimas gestações, ele revisou por completo o livro que escrevi, no que tange a área médica e foi o principal incentivador para que eu o publicasse, indicando o caminho certo a tomar e dando-me forças para que eu não desistisse deste projeto.

Vejam na íntegra, a matéria que ele escreveu, a qual foi publicada na revista Única - Editora Globo, como complemento da reportagem sobre a minha trajetória para ser mãe:


 

Cerclagem Para a Vida




Incompetência Istmo Cervical (IIC) é um defeito do canal cervical que perde, ou não tem congenitamente, a capacidade de suportar o peso da gravidez sem se dilatar, sendo responsável em média de 23% dos abortos espontâneos tardios no 2º trimestre.

 

As mulheres portadoras desta doença apresentam história característica, em que a dilatação do colo uterino se dá sem sintomas até que haja a rotura das membranas devida à exposição das mesmas ao ambiente vaginal, o que é seguido por trabalho de parto ou de abortamento rápido, pouco doloroso e sem sangramento expressivo. A criança nasce viva, mas sofre índices elevados de morbimortalidade em razão da prematuridade.

 

Para evitar este desfecho ocasionado pela IIC, logo depois da descrição da doença, a circlagem foi sugerida como tratamento capaz de evitar esta perda gestacional.

Circlagem significa sutura em bolsa e foi idealizada como maneira de manter o colo fechado, impossibilitando anatomicamente sua dilatação antes do final da gravidez, evitando, assim, a prematuridade.

É realizada sempre após a 12ª semana de gestação e, preferencialmente antes da 20ª semana de gestação.

Palmer, em 1948, e Shirodkar, em 1955, descreveram os primeiros procedimentos para corrigir temporariamente esta insuficiência.

Em 1957, foi sugerida por McDonald a técnica de circlagem por via transmucosa, mais simples e com menos complicações. Estas duas técnicas são realizadas por via vaginal e constituem a base de todas as variações descritas até o momento.

 

Infelizmente muitos médicos não suspeitam da insuficiência cervical por falta de experiência ou de conhecimento. Estes desconhecem ou não valorizam a história clínica da paciente, que nos faria pensar na IIC e deixam de fazer o diagnóstico a tempo, ocasionando o aborto espontâneo tardio e parto prematuro.

 

A verificação de um colo uterino curto (com menos que 2,5 cm) é indício de alto risco de prematuridade e pode ser o primeiro passo para se identificar a IIC em pacientes assintomáticas e sem antecedentes clínicos.

 

Alguns exames como histerossalpingografia, vela de Hegar número 8, videohisteroscopia são solicitados para a confirmação do diagnóstico da Incompetência Istmo Cervical. Todos são eficientes, mas não há um muito melhor que o outro especialmente porque eles são solicitados quando já se tem uma suspeita clínica, e essa é a mais importante de todas.

 

A Incompetência Istmocervical, apesar de conhecida há muitos anos, ainda não teve seus aspectos clínicos ainda bem definidos. Nesse cenário, o advento da ultrassonografia transvaginal tem revolucionado nosso conhecimento sobre as funções cervicais na gestação.


Autor: Dr. Luiz Fernando Pereira Leite (direitos reservados)

 

 

 
Postar uma Nova Mensagem


 
Nome: Jaqueline Alves Baraviera Email: jak.baraviera@gmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 24 Feb 2010 13:27:49 GMT

Comentário: gostaria de saber se convém tentar uma gestação com o risco de aborto tardio, pois já tive uma perda com 25 semanas que na época foi-me dito"seleção natural" e recente perdi gemeas com 23 semanas, sendo que foi feita 4 cercclagens durante a gestação!



Nome: Cibele Email: ocibele@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 9 Mar 2010 14:28:34 GMT

Comentário: Acabei de passar por um aborto tardio (18 semanas)onde fiz a cerclagem com 16 semanas e 15 dias depois acabei tendo uma infeccao no sangue e na urina e acabei entrando em trabalho de parto e perdi o bebe. O medico teve que retirar os pontos, porque eu tive uma reacao ao inibina e nao consegui segurar, o que mais poderia ser feito? Teria alguma forma de previnir qq tipo de infeccao? Gostaria do contato do Dr para marcar uma consulta



Nome: Paula Email: paulaminorelli@gmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 16 Jun 2010 16:49:37 GMT

Comentário: Faz 17 dias que passei por uma cerclagem de emergência na 24 semana de gestação, mas a bolsa rompeu depois de 10 dias e minha filha veio a óbito. Foi constatado que a placenta estava com infecção. Gostaria de saber porque a bolsa rompeu mesmo com a cerclagem. Quais os riscos que vou ter na próxima gestação se fizer a cerclagem com 12 semanas (como infecções), e porque estas infecções surgem?



Nome: Sumaya Email: sumaya.ssts@dpf.gov.br
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 12 Jul 2010 13:32:15 GMT

Comentário: Gostaria de saber o nome de algum obstetra em Brasilia especilaizdo em cerclagem definitiva. Fiz conização em 2001- tem colo reduzidissimo. perdi o primeiro bebe com 17 semanas e tenho uma filha de 2 anos que nasceu prematra de 26 semanas, com 915 gramas? Me ajudem quero engravidar novamente?



Nome: andréia ramos Email: vit-deiade@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 13 Sep 2010 17:19:39 GMT

Comentário: Oi!gostaria de saber mais sobre a cerclagem definitiva,tenho IIC,perdi dois bebês e tenho um filho com 4 anos.Eu gostaria muito de engravidar novamente,mas tenho medo.Por favor me falem mais sobre a cerclagem definitiva e se ela está disponivél em todo Brasil.Obrigada



Nome: Dilvana Email: dilvanasantos@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: PORTUGAL  Data: 25 Sep 2010 21:32:10 GMT

Comentário: Eu tb perdi uma bb com 23 semanas 09/09/10 cheguei ao PS com 2cm dilt e ñ sentir contrações eu sentia os pezinhos dela mexer muito em baixo 2dias internada em repouso absoluto (gostaria de saber. qual seria o procedimento adotado neste caso?a bb pesava 650g 30cm e os batimentos cardiacos normais,eles esperaram 2dias pq me disseram que iam ver o que aconteceria e disseram q o feto ñ tinha viabilidade por ter 23 semans e como no 3odiaja havia evoluido 3cm induziram o parto porque isso?foi o correto?



Nome: Dilvana Email: dilvanasantos@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País:  Data: 25 Sep 2010 21:38:24 GMT

Comentário: a mensagem vcsescolhem e postam eu ñ visualizei a minha



Nome: camila Email: camila_reis22@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 1 Dec 2010 17:41:40 GMT

Comentário: oi dr eu gostaria de saber se o sr atendi consultas particulares pois eu até q enfim achei o sr rsrss! eu vou ter meu segundo filho e gostaria se passar em consulta com o senhor pois o sr fez o meu pré-natal 8 anos atraz e eu adorei a sua pessoa ! por favor gostaria de passar em consulta com o sr me mande retorno. desde de já agradeço!



Nome: Tatiane Dorea Email: tianecabral@yahoo.com.br
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 15 Jan 2011 07:22:01 GMT

Comentário: Tive sangramento durante 21 dias (pela Ultrassom não estava com descolamento, e sim com placenta prévia), depois minha bolsa rompeu com 17 semanas e perdi meu bb. Com sua experiência o que vc acha que tive? qual a relação placenta prévia e bolsa rota? será que é característica de IIC?



Nome: Maria Adriana Ghizoni Email: drischramm.casa@uol.com.br
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 18 Jan 2011 17:59:37 GMT

Comentário: Em 03/10/09 perdi 2 bebês com 21,5 semanas de gestação por dilatação do colo do útero de 3 cm, meu obstetra tentou a cerclagem tardia, porém rompeu a bolsa, e perdi os bebês. E onze meses depois engravidei novamente de quadrigêmeos e os perdi com 20 semanas de gestação dia 07/01/11. Com 14 semanas eu havia feito a Cerclagem simples.Meu colo não é curto mas é estreito. Como faço para marcar uma consulta com o Sr.? Pois quero engravidar. Meu e-mail é drischramm.casa@uol.com.br Adriana Ghizoni.



Nome: Adriana Email: drischramm.casa@uol.com.br
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 18 Jan 2011 18:04:04 GMT

Comentário: Como faço para marcar uma consulta com o Sr.? Tive 2 partos prematuros (21,5 semanas-gêmeos e 20 semanas-quadrigêmeos). Na segunda fiz Cerclagem com 14 semanas, mas não sei o que houve, pois tive um corrimento tipo clara de ovo amarelada antes, será que infeccionou???



Nome: Dinalva Lopes Email: nena20201@live.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 6 Sep 2011 16:55:23 GMT

Comentário: Olá Dr.Luiz Fernando, não sei se o senhor lembra de mim, passei em uma consulta com o senhor no dia 10 de janeiro de 2011, consulta particular, o meu caso é gravidez de alto risco, tenho o útero bicorno, lembra que me pediu pra passar com especialista de histeroscopia e laparoscopia, depois desses meses todos e de muitos exames, o médico marcou a minha cirurgia no útero (Histeroscopia) vai ser dia 11 de outubro de 2011, no Hospital San Paolo, em santana por favor me responda,



Nome: Joice Alves Email: joice.a.p@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 17 Nov 2011 22:40:54 GMT

Comentário: Olá Drº, Em Outubro de 2009 nasceu Júlia minha Filha com 27 semanas e 800 Grms, mas infelismente não sobreviveu. Foi constatado IIC no começo de minha gravidez, fiz cerclagem, mas de nada adiantou. Sofro muito Drº, já se passaram 2 anos e não tenho coragem de engravidar novamente, tenho receio, ódio, dor, medo, não sei bem destinguir oq sinto. E se caso engravidar, quais são as possibilidades de ter uma infecção pós cerclagem? E oq pode ser feito para evitá-las? Des de já Agradeço e aguardo retorno.



Nome: maria lucia lopes Email: marialucialopes@terra.com.br
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 23 Nov 2011 16:12:43 GMT

Comentário: oi dr.!quero saber onde o sr. está atendendo,e se o sr. atende ainda o convênio dos correios,o sr. fez meus 2 partos ,gostaria que meus filhos o conhecessem pessoalmente,o Douglas está com 15 anos e a Angela 11.Se tiver facebook ,orkut que eu possa mandar as fotos deles me manda nesse mesmo e-mail,fiquei feliz em conseguir encontrá-lo,até a próxima!



Nome: alessandra diniz Email: alecorrea.diniz@gmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 24 Jan 2012 05:44:29 GMT

Comentário: dr.luiz fernando vc fez o parto da minha filha LUANNA ,tinha convulsoes,não sei se vai se lembrar de mim,mas te agradeço por ter cuidado de mim,obrigada bjo.ha para ver se lembra de mim,meu convenio era do correios...........



Nome: Elizane Email: elizanecoelho@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 3 Feb 2012 14:28:46 GMT

Comentário: Olá, tenho 30 anos, fiz uma caf a 10 anos a trás ,tive dois aborto sendo os dois com 16 semanas de gestação, estou gravida de 7 semanas, estou atualmente morando em Rondônia , gostaria de poder fazer meu pré nata com um especialista , já fui informada que tenho que fazer cerclagem, pesso orientação, e se tenho a possibilidade de fazer uma consulta com vc dr. Irei aonde vc estiver, seja em São Paulo ou Brasília . Aguardo seu retorno ansiosa. 69 99914090



Nome: Elizane Email: elizanecoelho@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País:   Data: 6 Feb 2012 21:03:22 GMT

Comentário: Quero uma indicação de médico que tenha experiência em cerclagem urgente, me ajude me indicando. Aguardo retorno



Nome: Marcia Colzani Rabelo Email: marciacolzani@ig.com.br
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 7 Feb 2012 12:47:24 GMT

Comentário: Bom dia Dr. Leitinho.... como li no livro da Erivane... descobri nessa minha segunda gestação que tenho IIC, depois de duas perdas com aproximadamente 26 semanas, mais ainda tenho dúvidas, pois tanto na primeira como na segunda além da dilatação tive muitas dores e contrações, e pelo que pude ler em algumas matérias sobre IIC que a mulher não senti dor e quando percebi o bebê já esta nascendo, e no meu caso quando engravidar novamente somente a cerclagem resolverá?? ficarei aguardando o seu retorno



Nome: larissa Email: lalys_larissa@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 17 Feb 2012 15:41:10 GMT

Comentário: Já perdi 3 bebês ,um com 19sem e outros 2 com 24sem,o ultimo fiz a cerclagem com 18 sem mais perdi do msm jeito,gostaria de saber se a flacidez do meu últero pode ter piorado pois tive que curetar pois a minha placenta não saiu e se é normal estar sentindo tanta dor e do nada a dor parar,pq foi isso que aconteceu na minha ultima gravidez???/



Nome: alessandra diniz Email: alecorrea.diniz@gmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 24 Feb 2012 04:48:06 GMT

Comentário: que DEUS proteja sua vida,obrigada por cuidar de mim,quando gravida da Luanna,foi muito bom poder contar com seu proficionalismo,ter me ajudado,tomo remedio controlado,e dai a minha maior preocupação,muito obrigada,abraços



Nome: FABIANE SANTOS Email: fabianegisele@ig.com.br
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 6 May 2012 20:39:01 GMT

Comentário: gostaria de saber,como faço para fazer a circlagem definitiva,pois já tive 4 abortos e só agora que descobriram o iic,e tenho um filho de 5 anos,e gostaria muito de ter outro filho,os doi ultimos foram na 24 semana eo ultimo de 18 semanas,o que eu faço para náo perde,vc me atenderia,,,



Nome: Karina Email: ka.oliveirasilva@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 25 May 2012 10:33:21 GMT

Comentário: Tive um aborto tardio em março 2012 com 21 semanas de gestação. Após essa grande perda, fiz vários exames entre eles o histerossalpingografia que não constou nada de anormal no meu útero e a ressonancia que também nada constou.No dia que perdi o meu bebê senti um líquido saindo de mim, porém era muito pouco,quase não dava pra perceber e após algumas horas que esse líquido começou a sair senti muitas contrações e depois de 10 horas com dor a minha bolsa estourou e saiu muito sangue.O que deve ter causado o meu aborto? Pois o meu GO disse que alguns abortos ficam mesmo sem explicação. Me ajude, estou muito confusa. Obrigada



Nome: Lia Email: lia_carvalho@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 25 May 2012 10:35:14 GMT

Comentário: Ola, quero saber se



Nome: Maristela Email: guriazemba@yahoo.com.br
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL / DF  Data: 13 Jun 2012 15:31:20 GMT

Comentário: Ola, bom dia!!!antes de td ja agradeço. DR.o meu caso é o seguinte, hj estou com 43 anos, ja tive duas gravidez a primeira meu bebe morreu dentro da barriga = 0u - com 5 meses. e na segunda a tres anos atraz mdei de medico minha pressao arterial subiu, tive uma reaçoes de na pele e foi detectado que conforme a gravides evoluia tinha uma arteria minha central que ia se fechando, entao conseguimos levar ate o final do sexto mes, meu bebe nasceu com 790 e viveu apenas 16 dias. ontem descobri que to gravida quero saber como posso entrar em contato



Nome: Tânia Email: tc_mel@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL - ITAJOBI  Data: 5 Aug 2012 00:48:24 GMT

Comentário: Boa Noite Drº, como todas que deixaram um comentário, também perdi meus bebes sete , até parece conta de mentiroso... o ultimo aborto ( a exato 18/06/12) estava quase com 14 semanas e preparada para realizar a cerclagem... bom gostaria de uma orientação por que tenho o desejo de ser mãe, por favor...



Nome: Valeria Maria de Souza Email: valeria.mariadesouza@yahoo.com.br
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 27 Aug 2012 23:11:51 GMT

Comentário: Oi doutor Luiz tive dois abortos um com quase 6 meses de gestação e outro com quase 5 meses de gestação.Descobri que tenho Incompetencia Instimo Cervical,quando engravidei pela terceira vez fiz cerclagem e engravidei novamente e fiz tbm.minhas filhas nasceram com 39 semanas cada uma.Estou gravida novamente e fui ao hospital e o medico disse que no momento não preciso fazer a cerclagem pois o colo do meu utero esta com 41mm,mas estou com 15 semanas e estou com medo de perder o meu bb.me ajude...



Nome: Sílvia Duart Inácio Izaias Email: silviaduart01@gmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 31 Aug 2012 14:48:11 GMT

Comentário: Tive um aborto tardio com cinco meses e meio de gestação,1º gestação chegando ao hospital não fui atendida pelo meu obstetra, a médica sem experiência não sabia oque estava acontecendo, induziu o parto, meu bebê nasceu morto, era um menino, ligando depois para o meu médico de cara ele já falou que era IIC, fiz exames e realmente tenho essa incopetência, estou com medo, insegura,faz um ano e meio que estou tentando engravidar, mais nada, preciso de ajuda.



Nome: Nathalia Email: nathalia.nieto@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL - RJ/RJ  Data: 5 Sep 2012 05:15:18 GMT

Comentário: Olá Dr. Luiz Fernando Pereira Leite , meu nome é nathalia , tenho 18 anos e com 24 semanas tive um pequeno sangramento então bati uma ultra e descobri que tenho sinais de incompetência istmo cervical , optei pelo repouso absoluto e estou tomando inibina , agora acabo de completar 6 meses , e no dia 19/09 farei no hospital medicação betametasona . bom gostaria de saber se corro risco de aborto ? e se meu bebe pode nascer com problemas de saude , devido as circunstancia ? quais ? agradecida nathália .



Nome: Joyce Email: joycee_pereira@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 23 Sep 2012 20:06:31 GMT

Comentário: Oi Dr eu tenho dois colos e utero septado eu estava gravida e estava tudo bem com 19 semanas perdi liquido e fui internada fiz muito repouso mais continuei perdendo liquido e meu bebe estava vivo o medico disse que nao tinha geito e induziu o aborto fiquei arrazada pois minha filha estava viva Dr sera que fiz a coisa certa pois tinha algum recurço e sera que minha bolsa rompeu por causa do meu utero.obrigado



Nome: Andrea Freire Email: dedeafreire@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 7 Nov 2012 02:03:34 GMT

Comentário: Boa noite, estou com 16 semanas e fiz cerclagem com 14semans, ate entao estava td bem, quando fui fazer uma ultrason e nao encontraram nada de liquido, a cinco dias descobrir desde entao estou em casa de repouso e tomando mta agua,nao me internaram façoultrason de 2 em 2 dias, sera ainda tem possibiliadade de salvar meu bb, ele ta com os batimentos normais, e o desenvolvimento tbm desde ja agradeço



Nome: Tamiris Machado Email: tamiris.rm@bol.com.br
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 9 Jan 2013 17:23:29 GMT

Comentário: Olá..tive um parto prematuro de 27 semanas minha filha ficou 13 dias na uti e não resistiu, não foi me dado nenhum diagnostico de porque ter entrado em trabalho de parto, fiz meu pre natal certinho, todas as ecos solicitadas, agora quero investigar se tenho algum problema como IIC, pois quero muito ser mãe, gostaria de saber se são feitos exames antes de engravidar para constatar IIC?? desde jah agradeço e aguardo retorno...



Nome: Fernanda Pontoni Email: Fepontoni@gmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 26 Jan 2013 21:04:42 GMT

Comentário: Dr tenho 36 anos, sou mãe do Thiago de 03 anos e 6 meses, que nasceu de 36 semanas na ocasião ... E da Bruna que, nasceu em 08/01/12 mas nao sobreviveu!!!! A Bruna nasceu de 22 semanas e, na maternidade Einstein fui descobrir que meu útero qto mais velha eu ficava, mais fino ele seria...então maior ainda o risco de aborto. Queremos tentar uma terceira gestação com um medico especializado em cerclagem. Gostaria de saber como faço para agendar uma consulta. Trabalho na Av. Paulista em SP



Nome: Claudio Marback Email: marbacksntos@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 14 Apr 2013 22:01:49 GMT

Comentário: Minha esposa esta com 16 semanas de gestação e a bolsa rompeu no momento em que ela urinava,fomos na emergencia. Ela esta em casa tomando muito liquido e realizou exames para ver si tinha inflamação e deu negativo. Gostaria de saber si á possibilidade da gravidez chegar até o sexto mes, ou ate o final. Já sei que 99% morre.



Nome: josi rodrigues Email: josinycky@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 3 Jun 2013 14:32:01 GMT

Comentário: minha 1° gestação foi normal tive um menino com 37 semanas e 6 dias,ele agota tem 6 anos!engravidei de novo em janeiro deste ano e abortei com 20 semanas!!o que pode ter acontecido?iic?esforço no trabalho?tem como acontecer iic depois de uma gestação normal? obrigado



Nome: HEMANUELA ALVES MATOS Email: hemanuelamatos@gmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 21 Jun 2013 00:22:52 GMT

Comentário: Ola, resido em Santa Catarina e fui diagnosticada com IIC, após 2 partos prematuros, gostaria de saber se o senhor conhece algum médico especialista no assunto que atue no estado de SC. Agradeço, e aguardo retorno. Atenciosamente Hemnauela



Nome: elayne Email: elaynedornelas@yahoo.com.bt
Cartão de Visitas:   
País:   Data: 1 Jul 2013 02:23:59 GMT

Comentário: Boa noite. Gostaria de uma indicacao de um. Medico especislista em cerclagem no recife se podsivel. Grata



Nome: Elayne Dornelas Email: elaynedornelas@yahoo.com.br
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 1 Jul 2013 16:22:30 GMT

Comentário: Bom Dia Dr.Luiz Gostaria de saber se você conhece médico especialista em cerclagem para indicar aqu8i no Recife. Grata, Elayne



Nome: Cristiane Rodrigues Email: cristiane@marcosmartins.adv.br
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 8 Nov 2013 12:36:31 GMT

Comentário: Dr. Luiz, bom dia! Quero deixar registrado a minha gratidão por tudo que você fez por mim e por minha família, e estranho dizer minha família, pois bem,vou explicar foi através de você, que hoje tenho Três filhas lindas. A Gabrielly Simões de 10 anos e a as Gêmeas de 5 anos.Além de medico você foi amigo companheiro e conselheiro.Obrigada por tudo Dr.



 cerclagem@cerclagem.com.br
 Comentários da autora  / Entrevistas Fale conosco




© Todos os direitos reservados a ERIVANE DE ALENCAR MORENO. Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que as fontes sejam citadas.
© Copyright 2010 

ATENÇÃO: as informações disponibilizadas neste site e fornecidas através da newsletter do site CERCLAGEM  têm propósitos orientadores, e não representam um substituto para aconselhamento e/ou tratamento médico especializado.



  Site Map