ErivaneHoje, a insuficiência istmo cervical (lIC) atinge 3% da população e portanto ela não tem sido plenamente estudada.

Porém, sabemos que o índice de mulheres que sofrem abortos espontâneos no primeiro trimestre é considerável, e neste caso, se ocorrer dilatação cervical mecânica com velas de Hegar para curetagens, isto poderia gerar o aumento de mulheres que estão ao longo do tempo adquirindo a insuficiência istmo cervical?


Mesmo assim muitos médicos desconhecem ou desvalorizam o quadro clínico da paciente. Então eu me pergunto: será mesmo necessário que uma mulher tenha que passar por uma, duas, três ou mais perdas, para que os médicos comecem a pensar na hipótese destas mulheres sofrerem de IIC?


A literatura mostra que o exame de toque não oferece precisão para saber ao certo as condições do colo do útero durante a gestação. Então porque não tornar como procedimento o ultrassom transvaginal (USTV) para o acompanhamento durante o prenatal?

Por desconhecimento médico? Porque ficaria caro para os Planos de Saúde a solicitação do USTV seguidas vezes para todas as gestantes?


Quando engravidamos, todos os médicos são unânimes em dizer: não coma muito para não engordar e faça exercícios, tais como: caminhada e hidroginástica voltada para gestantes. No demais, é vida normal porque gravidez não é doença.

Eu particularmente concordo que gravidez não é doença. Pelo contrário, é vida, é luz, é o momento mais intenso que uma mulher pode experimentar na sua vida. Mas as mulheres portadoras de IIC são privadas destes pequenos luxos que é fazer exercício durante a gestação. Do contrário, assim como eu, muitas tem que fazer repouso absoluto, tendo que ficar deitadas noite e dia durante toda a gestação mesmo tendo feito a circlagem.Oras, se os obstetras alertam as gestantes no início da gestação a respeito da diabetes gestacional e da pressão alta (eclâmpsia), porque também não informar que existe um problema que é responsável por 22% dos abortos espontâneos e/ou partos prematuros no segundo trimestre, por nome de insuficiência istmo cervical?


O Ministério da Saúde deveria criar um protocolo para que todos os médicos solicitassem o ultrassom transvaginal a fim de acompanhar a medida e as condições do colo do útero durante toda a gestação. Desta forma, ao perceber que a medida do colo está diminuindo, eles tomariam as providências necessárias de acordo com o tempo de gestação de cada mulher. Quem sabe assim o índice de abortos espontâneos/prematuridade em relação a IIC não diminuiria?

E mais: porque não alterar a grade curricular nas Universidades em cursos cuja especialização é a ginecologia/obstetrícia, abordando mais o tema: insuficiência cervical e circlagem? Explicando aos alunos que caso tenham uma paciente cujo colo dilatou-se derepente, existe uma técnica por norme de circlagem que pode, dependendo das condições do útero e estado geral da paciente, prolongar aquela gestação ou evitar o aborto espontâneo tardio. No entanto vemos vários relatos de gestantes que ao chegarem nestas condições ao hospital, os médicos, ao verem a dilatação do colo, ao invés de tentar salvar o bebê fazem o contrário: induzem o parto. E pior: muitas destas mulheres recebem alta hospitalar sem saber o que ocorreu. O que ocasionou a dilatação do colo do útero? Se o seu bebê estava vivo e não tinha má formação, porque lhe aplicaram medicações para induzir o parto e consequentemente o nascimento de um bebê prematuro que obviamente não conseguiria sobreviver?


Se são tantos os problemas no colo do útero, o que leva muitos pesquisadores a estudarem somente o colo, como se fosse um órgão independente do útero, porque não ensinar isto nas Universidades?


Se a IIC fosse ensinada de forma mais ampla nos cursos de medicina, não teríamos um número tão grande de ginecologistas/obstetras que não sabem realizar uma circlagem. Não teríamos que procurar médicos especializados em gestação de alto risco para fazer o prenatal e o melhor, não perderíamos os nossos bebês por desconhecimento médico.

Um outro ponto é que não existe exame para detectar o grau da flacidez do útero para as mulheres portadoras de IIC. Em muitos casos sabe-se o diagnóstico, mas por não saber o percentual de flacidez que o útero apresenta, muitos médicos realizam a circlagem (normalmente a McDonald) e não prescrevem o repouso, levando a aumentar o índice de morbimortalidade.

Muitas mulheres necessitam só da circlagem e repouso relativo (não pegar peso durante a gestação). Já outras, com o colo mais flácido, além da circlagem são obrigadas a submeter-se ao repouso absoluto (como foi o meu caso) e mesmo assim com previsão de parto prematuro, porque o colo do útero estava, segundo o meu obstetra, "uma gelatina" de tão flácido.


E finalmente, por que a maioria dos médicos só realizam a técnica de circlagem McDonald, o que nem sempre resulta no sucesso esperado? Por que não fazer a circlagem dupla, transabdominal ou a de Lash, onde já vimos que muitas mulheres conseguiram ter os seus bebês a termo, sem tanto sacrifício em relação ao repouso e como consequencia se animaram a engravidar novamente e conseguiram ter outros filhos?


As perdas gestacionais no segundo trimestre de gestação gera um trauma muito grande para a maioria das mulheres, e estas, quando conseguem realizar o sonho de ser mãe, se vêem fadadas a serem mães de filho único, tamanho o medo de tentarem novamente e passarem por todo o processo de circlagem e repouso e mesmo assim, sem ter a certeza de que seu bebê nascerá a termo.


O certo é que por não ser divulgado, não há estudos recentes nesta área e a maioria dos médicos desconhecem a IIC e não sabem qual a melhor medida a ser adotada.



Autora: Erivane de Alencar Moreno (direitos reservados)

Postar uma Nova Mensagem


 
Nome: Amanda Email: amannda83@yahoo.com.br
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 21 Feb 2010 21:00:21 GMT

Comentário: EU ACHO Q É MAIS FALTA DEVONTADE DA PARTE MÉDICA ERIVANE,NOTO QUE A MAIORIA ACHA Q A PACINTE É CHEIA DE FRESCURA E AS VEZES NEM EXAME DE TOQUE FAZEM NA GRAVIDEZ.



Nome: Tatiele Mara Lopes Moreira Email: tatiele.lopes@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País:   Data: 9 Mar 2010 17:00:35 GMT

Comentário: Oi.Erivane. Cada vez que leio seus comentários fico com um pouco mais de esperança,apesar de ainda estar muito ferida.Você é um anjo que Deus mandou para nos ajudar.Beijos.Desejo que Deus continue te abençoando.Tati......



Nome: Isabelle Email: isabelleviana@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 12 Mar 2010 19:08:37 GMT

Comentário: Passei por essas situação,mais foi derrepente.Espero que quando engravidar não precise passar por tudo que você passou.Tenho muito MEDO.Minha doutora ja conversou comigo e falou que se eu tiver IIC eu farei!



Nome: Tatiele Email: tatiele.lopes@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País:   Data: 8 Apr 2010 03:09:31 GMT

Comentário: Oi. Erivane Estou com dificuldade de encontrar um bom médico,você conhece algum aqui em Curitiba.Beijos .Tati...........



Nome: Aline Email: alinematheus@hotmail.com
Cartão de Visitas:  http://www.alimatheus.blogspot.com  
País: BRASIL  Data: 13 Apr 2010 00:09:03 GMT

Comentário: Tive um parto com 25 semanas e meus filhos Heitor e Maria Júlia não resistiram. Lutamos por 15 dias, mas fomos vencidos. Já se passaram cinco meses e meio, mas ainda não sei se tive IIC. Dois médicos disseram que sim e outros dois que não. Estou bem insegura, por isso. Mas o desejo de ser mãe tem sido maior que o medo, por isso, decidi tentar de novo. Resolvi também seguir o seu exemplo e fiz um blog (www.alimatheus.blogspot.com. Acompanhe e torça por mim. Bjs



Nome: livia Email: lijessica_dossantos@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 19 Apr 2010 19:57:31 GMT

Comentário: adorei sua historia entao eu perdi uma bebe agora no começo do ano a manuelle tive um sangramento no dia 28/01/2010 passei com minha go e ela disse para fazer repouso mas no dia 29 minha bolsa estorou e entrei em trabalho de parto fiz todos os exames e nada constou peguei o exame da placenta e da morte da manu tambem nao constou nada minha go se aposentou e o outro medico disse q nao tenho nada mas minha go ja tinha falado q quando eu engravidasse ela ia fazer a cerclagem e agora o q eu faço tenho medo de



Nome: Fábio Email: guifabinho@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 21 Apr 2010 03:16:52 GMT

Comentário: Olá Erivani, acreditamos que vc foi enviada para esse plano para acalmar mulheres com IIC, em abril de 2007 perdemos um filho com 22 semanas, em dezembro do msm ano uma menininha...hoje minha esposa esta com 13 semanas e ja está marcado a Circlagem, acompanhando esse site nos deixou mais tranquilo e com menos medo. Porem td está nas mãos dos médicos do HC de Ribeirão Preto e de Deus. Obrigado pelo espaço. Fiquem com Deus!



Nome: Ana Lucia Email: analuciabr@tiscali.it
Cartão de Visitas:   
País: ITALIA  Data: 14 May 2010 18:03:32 GMT

Comentário: Ola, Erivane conheço a tua historia, faço parte da comunidade e me parabenizo com vocè por tudo de bom que estai fazendo,tive muitos abortos7,8 perdi as contas,mais nao a esperança tenho fè em Deus que um dia estarei aqui contando a minha vitoria.



Nome: Marcia Regia Email: marciaborboleta100@hotmail.com
Cartão de Visitas:  http:// Marcia  
País: BRASIL  Data: 21 May 2010 02:58:56 GMT

Comentário: Fiquei admirada com sua coragem e força de vontade! Parabéns! No meu caso, eu já sofri 5 abortos e fiz 2 cerclagem, e não segurou. De todas as vezes que eu saio da maternidade eu sinto vontade de sair pela porta de trás, pois eu sempre saio de mãos vazias. É um sofrimento inesplicavél, ainda bem q eu posso falar c pessoas que entendem o q estou falando. Por que a falta de informações dos Médicos é muito grande, eu por ex: Naò sábia q existia a IIC. os médicos só me falam q meu Últero é fraco....



Nome: vanessa Email: 
Cartão de Visitas:   
País:   Data: 1 Jun 2010 19:56:59 GMT

Comentário: olá meninas, em fevereiro deste ano de 2010, também perdi o meu bb, com 25 semanas de gestação. fiz a cerclagem com 22 semanas enão deu certo. estou muito triste tenho medo de engravidar e passar por tudo isso novamente. fiz vários exames e em julho saberei o que tive. estou com muito medo, o meu bb morreu dia 18 de fevereiro e até hoje choro, sou uma pessoa triste, mas tenho fé que tudo dará certo e deus sabe o que faz. desejo a todas que passam por isso muita sorte e se deus quiserconseguiremos.



Nome: Léia Email: leiapatrocinio@yahoo.com.br
Cartão de Visitas:   
País:   Data: 14 Jun 2010 13:18:41 GMT

Comentário: Olá, fiz uma cerclagem dia 09/06, estava com 20 semanas e 4 cm de dilatação. Agora estou em repouso absoluto e com muita esperança. Mas vi tantos casos que não deram certo que fiquei até triste. Será que alguém tem uma história bem sussedida pra contar? Abração!



Nome: Adriene Email: adriene-ferreira@uol.com.br
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 23 Jun 2010 15:30:14 GMT

Comentário: Erivane! Excelente reportagem sobre placenta prévia com o Dr Marcelo Nomura. Muito importante abordagem do tema, eu passei por isso na gravidez de Maria Clara e ainda agravado com a cerclagem e o uso de heparina pois tenho trombofilia. Tive um excelente acompanhamento o que me garantiu um suporte adequado durante o parto, realmente necessitei de tranfusão e tb da histerectomia. Essa matéria é um alerta de que não podemos neglicenciar um fato tão importante!! Abraços Adriene



Nome: Anne Carvalho Macedo Email: annecarvalhovet@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País:   Data: 29 Jun 2010 00:47:54 GMT

Comentário: Dr. Ricardo Barini, Parabéns pela técnica de Cerclagem definitiva. Eu estou imprecionada com a sua habilidade. Não tenho dúvidas, que é a maior revolução nas técnicas de cerclagem. Parabéns!!!!



Nome: Camila Email: csyfis@yahoo.com.br
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 3 Jul 2010 16:56:59 GMT

Comentário: Concordo com você, por que esperar o primeiro aborto para então diagnosticar a IIC? Eu estava grávida de gêmeos e nem sabia que tinha esse problema, não conhecia, até sentia umas fisgadas dias antes de acontecer, mas jamais imaginei o risco que corria. Um mês antes de perder fiz um ultrassom apenas abdominal e a médica disse que nem dava pra ver direito meu cólo do útero e 12 dias antes do aborto fui na consulta mas o médico não fez o exame do cólo do útero, então eu acho que foi negligência!



Nome: fernanda Email: 
Cartão de Visitas:   
País:   Data: 4 Jul 2010 02:00:44 GMT

Comentário: oi Erivania,gostei muito das explicações dada,mais ainda to com mede de engravida de novo pois ja passei por 5 gestação e os medicos ñ tem serteza do q eu tenho.mais fico feliz em saber q posso talvez fazer uma cerclagem no futuro muito obg por tudo



Nome: Bruna Email: brunacaroline_vieira@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 2 Aug 2010 18:03:26 GMT

Comentário: Boa Tarde Meninas, Tenho meu colo do útero curto, descobri quando estava com 3 meses de gravidez e passando muito mal fui ao Hospital em Guarulhos fazer uma ultrassonografia transvaginal e oi descobreto. A médica não me internou mas disse que deveria fazer o ultra morfológico em em seguida a operação de cerclagem. Mas infelizmente não deu tempo neste mesmo dia de madrugada perdi meu filho. Muito triste e hoje perquiso muito sobre o assunto, pois daqui 3 anos pretendo ser mãe mas contudo que me aconteceu estou com medo. Me ajudem!!!! Beijos e a todas



Nome: Débora Email: deby6954@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 3 Aug 2010 20:35:52 GMT

Comentário: Concerteza vc ajuda muitas mulheres na terem força e fé para tentarem terem seus filhos,acompanhei sua historia na comunidade a qual tb faço parte,e isso que meu deu forças para tentar ser mãe,pois tive 4 abortos nem acreditava mais que conseguiria ser mãe,mais vendo sua história resolvi tentar novamente e engravidei pela quinta vez,como sua comunidade me ajudou,sobre repouso,remedios na gestação,muias dúvidas e medos,mas consegui fiz a cerclagem com 13 semnas e fiz repouso só levanatava pra comer ,tomar banho e graças a Deus deu tudo certo consegui ter meu filho com 39 semanas ,com 3,715 e 49 cm ,saudavel. obrigada e parabéns pelo seu trabalho



Nome: elisabete Email: beth.bebel@hotmail.com
Cartão de Visitas:  http://betinha  
País: BRASIL  Data: 7 Aug 2010 16:26:11 GMT

Comentário: Ola erivane tudo bem olha a sua historia e surpreendente,pela sua coragem eu tb tenho uma historia tive2 abortos antes de saber oq tinha na 3 eu fiz a cerclagem graças a Deus deu tudo certo,meu menino hj esta com 3 anos e agora estou tentando novamente so q desta vez esta sendo um tanto complicada tenho q ficar de repouso e é muito extrssante,estou um pouco preocupada porque sangrei umas 2 vezes mas bem pouco depois para e eu nao sei oq fazer ... me ajude por favor



Nome: Fabiana Email: fabibetel1@gmail.com
Cartão de Visitas:  http://Fabi  
País: BRASIL  Data: 1 Sep 2010 15:58:01 GMT

Comentário: ola Erivane sua iniciativa é maravilhosa benção de Deus, ja perdi 2 gestçãoes por conta da ICC, o que acontece é dificil encontrar-mos profissionais que saibam o que estão fazenso e se preocupe com as suas pacientes de verdade... se souber de algum especialista no assunto que seje aqui do Rj por favor me indique. bjs



Nome: MARA Email: mara-ortolan@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 1 Sep 2010 20:53:50 GMT

Comentário: olá Eri.....eu tb como muitas de nós tive um bb muito prematuro...com 25 semanas.....alguns médicos me disseram q pode ser IIC, mas 1 q me deu mais certeza.....só q meu caso é um pouco diferente do d vcs....do contrário de muitas eu tive dor/contrações.....e normalmente quem tem IIC o bb nasce até umas 22 semanas...pelo menos foi o q li e o q alguns médicos me disseram....bem meu GUI nasceu dia 20/06/2010.....mas já nasceu sem vida, pois a placenta descolou tb....tem mais isso se esquizito....ai meninas qtas dúvidas q nem ps médicos não me esclarecem...deviam estudar mais sobre IIC.....bem vou tentar engravidar em novembro...torçam por mim meninas.....bjinhos....espero ter novidades em breve



Nome: Tatiana Email: tlage45@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 18 Sep 2010 11:38:34 GMT

Comentário: Tive 4 abortos (9/20/5/21 semanas).Na última fiz cerclagem de 1 ponto, repouso, progesterona, porém sem sucesso. Tive contrações, o colo abriu, a bolsa começou a passar pelo colo, as contrações não pararam e perdi o bebê três dias depois, quando a bolsa rompeu. Estamos desesperados sem saber mais o que fazer. Acreditavamos muito na cerclagem, porém não deu certo. Se alguém puder nos ajudar. Grata Tatiana



Nome: Alexandra Lima Email: aleeval22@gmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 29 Sep 2010 16:28:24 GMT

Comentário: Gostaria de lhe propor, escrever pra Ana Maria Braga e contar sobre seu livro e o assunto. Ja mandei ima mensagem sobre o assunto e acho que ela daria atenção. Pois, como nós ha muitas mulheres que vão perder seus bebes por causa de IIC, e se seus medicos não descobrirem a tempo ? Se nos mulheres soubessemos desse risco talvez não teriamos perdido tantas vezes pelo mesmo motivo.Tente, quem sabe voce consegue.O que vai ser otimo para futuras mães pesquisarem e ñ perder seu bebe. BJOs



Nome: Gláucia Email: glaucia_fernandes3005@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 4 Oct 2010 15:06:40 GMT

Comentário: Estou Grávida ela 5 vez, mas como foi em todas estou com sangramento e para complicar ninguém acha meu bebê, mas meu beta dobrou em 03 dias. Nunca soube, pois nenhum médico me falou sobre cerclagem. Buscando maiores esclarecimentos do que acontece comigo achei a Dra. Rosiane e vou em consulta com ela estou esperançosa de que tudo se resolva, pois não suporto mais estas perdas....



Nome: Leila Email: leilanardelli@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País:   Data: 8 Oct 2010 19:51:59 GMT

Comentário: oi...tbm acho que os medicos deveriam nos alertar que pode vir a existir esse problema,ja no inicio da gravidez.Nem sabia que isso existia,tava gravida de gemeos e dez dias antes tinha ido a consulta, e ele me disse que tava tudo bem.E com 19 semanas eu perdi meus filhos.Agora sei que tenho iic.



Nome: Miguelita Santana Email: tlage45@gmail.com
Cartão de Visitas:   
País:   Data: 10 Oct 2010 22:21:41 GMT

Comentário: Boa noite, Gostaria de indicação de médico especialista em BH. Muito Obrigada.



Nome: Adriana Email: adriana9093@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 13 Oct 2010 17:56:05 GMT

Comentário: Parabéns Erivanea pelas pesquisas me ajudaram bastante. Tive um aborto 14/12/2009 com 21 semanas achei que era estravagância. Tornei a engravidar e tive mais cuidado e mais repouso mais dia 16/09/2010 com 17 semanas o colón do útero abriu e placenta saiu e o médico me deixou de repouso absoluto 11h dizendo que talvés a placenta voltava para o útero e só depois fez a cerclagem e dia 18/09/2010 bolsa estorou devido a infecção.Acho que ouve negligência. Choro dia e noite pelas minhas filhas que se foram, nada consege apagar esses abortos.



Nome: Adriana Email: adriana9093@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 13 Oct 2010 18:21:55 GMT

Comentário: Erivanea. Tive um aborto dia 14/12/2010 com 21 semanas achei que era estravagância. Tornei a engravidar em maio deste ano que felicidade. Mais dia 16/09/2010 a placenta saiu para fora do útero. O médico me internou e me deixou de repouso absoluto por 11h, dizendo que talvez a placenta voltava para dentro do útero e só depois fez a cerclagem. No dia 18/09/2010 a bolsa estorou devido a infecção. Acho que ouve negligência. E eu infelizmente tive mais um aborto e isso doe na alma estou em desespero.



Nome: Adriana Email: adriana9093@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 13 Oct 2010 18:39:24 GMT

Comentário: Erivanea.Tive um aborto dia 14/12/2009 com 21 semanas achei que era extravagância. Tornei a engravidar em maio deste ano que felicidade. Mais dia 16/09/2010 a placenta saiu para fora do útero. O médico me internou e me deixou de repouso absoluto por 11h, dizendo que talvez a placenta voltava para dentro do útero e só depois fez a cerclagem. No dia 18/09/2010 a bolsa estorou devido a infecção. E eu infelizmente tive mais aborto, choro dia e noite pela perca de minhas filhas.



Nome: claudenice Email: claudenice.bissacot@uol.com.br
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 30 Oct 2010 11:38:04 GMT

Comentário: Amiga, seu livro é emoção a flor da pele, meus olhos marejaram somente em ler a contra-capa. Veio um filme na minha cabeça. Quantas perdas, quantos medos, quanta luta... mas quanta alegria agora. Parabéns por seu exemplo e dedicação em ajudar mulheres em momentos tão frágeis, que só nós sabemos. Acredito que este livro vai ajudar muitos casais. Se nós tivessemos um desse naquela época heim??? MAMÃES LEIAM!!! Beijos



Nome: ADRIANA HIPOLITO DA SILVA Email: hipolito2009@tera.com.br
Cartão de Visitas:   
País:   Data: 4 Feb 2011 20:56:56 GMT

Comentário: Olá Erivane tdb? eu acompAmhei a sua história e a sua gestação e eu gostaria muito de fazer parte também ..como é que eu faço para colocar foto da minha filha e contar um pouco da minha história/ um gande abraço .



Nome: Maria Claudia Email: 
Cartão de Visitas:   
País:   Data: 18 Feb 2011 14:44:20 GMT

Comentário: Tive 2 abortos em 2005 aos 38 anos. No segundo fiquei sabendo que tinha IIC. Engravidei em 2007 e fiz a cerclagem com 13 semanas. Tudo estava indo muito bem, mas com 31 semanas a bolsa se rompeu e tive uma cesariana de emergência com descolamento de placenta. Meu bebê nasceu com 1.700 e ficou 09 dias na UTI neotal, mas faleceu, devido a infecção intra-uterina (bactéria chamada streptococus). Ainda não perdi as esperanças de ser mãe, apesar dos 44 anos. DEUS É MAIOR QUE TUDO!!!!!!!



Nome: Camila Timbó Email: camilaeliza_19@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 12 Mar 2011 16:09:03 GMT

Comentário: Também sofro de IIC com 17 anos engravidei estava tudo indo muito bem com 22 semanas e meia a bolsa rompeu fui pro hospital mais proxima da minha casa chegando la estava com 2 de dilatação e o medico me internou e disse q eu ia passar por uma cerclagem fiquei internaa 5 dias tomando remedio pra segurar o bb nisso a cerclagem nao foi feita me internei no dia 11/02/07 e no dia 15/02/07 ele nasceu era um menino ele nasceu vivo e 6 horas depois do parto ele morreu sofro até hj no mes de maio engravidei de novo mais perdi com 4 meses so descobri o problema na segunda gravidez de 2007 p´ra ainda nao engravidei "MAIS CREIO EM DEUS QUE EU VOU REALIZAR MEU MAIOR SONHO"



Nome: Elisangela Email: 
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 16 Mar 2011 00:57:10 GMT

Comentário: Erivane, perdi 2 anjinhos, minha segunda filhinha se foi com 20 semanas, eu estava cerclada com repouso absoluto. De repente tive uma infecção assintomatica, o colo se rasgou e eu entrei em trabalho de parto. Só pude vê-la por alguns minutos, ela era linda, jamais irei esquecê-la, penso nela todos os dias. Pensei que fosse enlouquecer, fazem 06 meses e ainda não consegui me recompor da perda, mas vendo seu depoimento e das outras meninas que venceram essa luta consigo me fortalecer. Parabéns por toda força e por compartilhar sua experiencia conosco, pois nesse momento em que nos sentimos tão perdidas você tem sido muito importante!! Obrigada pelo livro, recebi hoje (foi super rápido, pois paguei no domingo)!!! Agora vou ler cada detalhe dessa sua luta e me preparar para tentat realizar meu sonho novamente! Bjs



Nome: cleber Email: cleber_rari@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 9 Apr 2011 10:51:53 GMT

Comentário: ola Erivane minha esposa Eliane fez a circlagem definitiva com o doutor Barine ele é um medico fora de serie o mundo preisa de pesoas como ele e voce alias só conhecemos essa tecnica pela divulgação que você fez a cirugia da minha esposa é recente e ele esta se recuperando muito bem grças a DEUS estamos muitos felizes porque hoje temos a certeza que ira dar tudo certo quando ela engravidar novamente



Nome: cleber Email: cleber_rari@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 9 Apr 2011 11:27:11 GMT

Comentário: ola ERIVANE minha esposa fez a cerclagem definitiva com o DR. Barine estamos felizes porque nossas esperanças se renvaram com esta cirugia eu tenho fé em JESUS que na prossima gravidez vai dar tudo certo aproposito o Dr. Barine é um medico fantastico o mundo precisa de mais medicos igual a ele nós só conseguimos chegar até ele por sua causa ERIVANE por ter divulgado a cirurgia saiba que eu e minha esposa ELIANE somos grato a você por tudo DEUS abençõe sua familia ricamente



Nome: lizian amelia Email: lizianamelia@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 15 Apr 2011 18:20:26 GMT

Comentário: oii Erivane fiquei bastante emocionada com sua historia e com certeza me deu forças para atravessar o momento dificil que estou passando, pois hoje estar fazendo 43 dias que simplesmente entrei em trabalho de parto e minhas 02 meninas uma faleceram uma com 05 dias de vida e a outra com 22 dias de vida o que acabou me trazendo muita tristeza. Enfim agora estou estudando para ver se preciso fazer a cerclagem em uma futura gravidez. Obrigada pelo incentivo bjs



Nome: Daniela Email: romantikasp@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 24 May 2011 18:15:57 GMT

Comentário: olá... meu nome é Daniela.. sofri um aborto dia 04/05/11... tive parto normal, uma gravidez tranquila.. na época estava com 31 semanas e o médico disse que o bebê já estava morto há 2 ou 3 semanas ainda não sei qual foi a causa da morte.. tenho lido bastante sobre aborto e tentando entender o que aconteceu... como posso saber se eu tive essa insuficiência Istmo Cervical? por favor me ajude...



Nome: luciana Email: esoterismo2011@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 27 Jun 2011 17:26:32 GMT

Comentário: oi to lhe escrevendo p/ contar o que aconteceu comigo no dia 31 de maio de 2011 acordeu com uma lrve dor nas costa apesar de ter 2 filhas meus partos sempre foram cesaria nunca rompi bolsa e nesse dia fui levantar do sofá e senti uma agua descendo em minhas pernas mas na verdade era sangue minha placenta roupeu e não tinha maternidade perto de minha cas ai fui p/ o primeiro hospital q tbm não tinha um obstreta de plantã ate chegar um levou uns 40 minutos perdi muito sangue acabei tendo uma parada cardiaca que me levou p/ uti intubada hoje meu bebe esta em uma uti neonata cego e com lesão gravissima no cerebro gostaria de saber se tem alguem ai que passou pelo que passei p/ me dar orientações pois os medicos dizem tantas coisas do bb que ja estou ficando louca meu msn é esoterismo2011@hotmail.com obrigada luciana



Nome: Marlene Email: m.Figueiredo@pop.com.br
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 28 Jun 2011 22:01:19 GMT

Comentário: Tomei conhecimento do livro hoje 28/06/11 no Fala Brasil, Há 42 anos atrás, depois de abortar 4 vezes,todos nasceram vivos, o 4ºbebê, ainda durou 4 dias, mas não resistiu, fiquei arrasa e achei que não realizaria meu sonho de ser mãe. Fiz uma cerclagem , em uma época de poucos recursos, mas assessorada pelo mestre da obstetrícia e ginecologia Dr. Paulo Belfort, consegui ter três filhos. Hoje sou avó de 4 netos.



Nome: girlene Email: 
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 17 Jul 2011 11:32:46 GMT

Comentário: nao queria mais nem ouvir a palavra engravidar pois ja foram duas perdas consultei com um especialista so ai descobri meu probema,agora nao vejo a hora de tentar o que eu nao sabia, que e a cerclagem,tenho que esperar pois tem trinta dias que perdi meu bebe estava com 22 semanas



Nome: Elisete Email: elisete.luiza@gmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 22 Jul 2011 16:13:39 GMT

Comentário: Ei estou no seu Orkut cerclagem, eu passei por 4 percas a seis anos atras. Fiquei muito esperançosa de saber sobre a cerclagem definitiva, só falta eu conhecer algum médico aqui em Belo Horizonte que faz esta cirurgia se alguém conhecer pode me dizer? Fico muito feliz em saber das mamaes que realizaram seus sonhos e creio em Deus que vou realizar o meu sonho de ser mâe.



Nome: Érica Email: erica-diass@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 17 Oct 2011 19:18:13 GMT

Comentário: Ei, adorei sua história.Com 25 semanas de gestação(01/10/11)elas nasceram, até então tive uma gravidez perfeita, nao sentia dores, nao tive sangramento e ainda trabalhava. Minha barriga chegou ao tamanho de um gravidez de 9 meses,tava bem grande e sou baixa tb. No dia do parto senti contraçoes mas nada de mta dor, e tive sangramento. Infelizmente minha Beatriz faleceu com 5 dias e minha Gabriela faleceu com 6 dias... choro mto...e no dia a médica falou que para minha próxima gravidez eu teria que fazer cerclagem, estou agora me informando do assunto. Parabéns pela bela historia.



Nome: Cheryl Email: Cberno@terra.com.br
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 19 Oct 2011 23:22:10 GMT

Comentário: Concordo, deveria ser pedido o exame ou ser feita a ultra transvaginal complementar ao menos em casos suspeitos, com historico.Quanto ao repouso entendi que e a unica solucao.



Nome: lisa Email: lisakl20@yahoo.com.br
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 27 Oct 2011 01:56:18 GMT

Comentário: eu tiver 13 perca e deus me deu 1filho lindo que tem 7 anos kevyn eu tenho esse mesmo problema e ja tentei te outro filho e nao consequi tenho que agradeçe todos dias a deus por te me dado meu kevyn e ter o prazer de saber o que e ser mae eu amo de mais meu filho deus e maravilhoso faz 3mes perdi uma menina de 20 semanas nao sei se quero mais tenta ter outro tenho medo , mais me considero vitoriosa de ter 1 filho que deus me deu , tenho incoptencia irtmo e utero bicorno , meu filho me pede sempre um irmao quando perco um filho ele chora eu sei que e uma dor enorme em cada perca , mais deus e poderoso em nossas vida!!!



Nome: Gracielle Email: gravilmara@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 27 Nov 2011 02:42:28 GMT

Comentário: Gostaria de adquirir o livro. Mas não consiguo ne pelo cartão ,nen boleto.



Nome: Kakau Email: 
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 14 Feb 2012 01:13:44 GMT

Comentário: Olá...passei por esta infelicidade também so eu sei o quanto foi dificil...mas gostaria de comentar que há uma cerclagem que as mulheres podem fazer antes de engravidar e que e pouco conhecida. E um método bem menos traumático para a gestante, pois essa cirurgia e feita por vídeo e pode ser feito antes da mulher engravidar novamente!!!Apesar do que me aconteceu tive sorte de ter conhecimento dessa técnica e ter condicoes de ter feito dessa



Nome: Marcia Email: marciacolzani@ig.com.br
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 22 Feb 2012 23:47:58 GMT

Comentário: Gostaria de saber se alguém conhece algum especialista aqui de Joinville que faça a Cerclagem?? pois até agora só conheci um e gostaria de mais opiniões...



Nome: Juliana Alencar Email: julia.analencar@gmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 9 Mar 2012 23:59:09 GMT

Comentário: Boa noite Erivane, é difícil não ter esperanças após conhecer este site, mas é ainda mais difícil entender. Estou com 24 semanas, fiz uma cerclagem na quarta que passou hoje fazem 2 dias, e estou confusa cheia de dúvidas e desesperada por ajuda! Descobri meu problema tardiamente e não vejo sucesso nas cirurgias feitas com meu tempo de gestação será que tenho chances? Te imploro me responda preciso saber de verdade o que pode me acontecer a minha medica é otima me explicou tudo mas cada coisa que leio me confunde e como és muito conceituada no assunto gostaria muito de uma ajuda. meu tel 21 7869-8162, ou pelo meu e-mail... pelo amor de Deus me ajude



Nome: Ana Maria Email: ana-isabel-10@hotmail.com
Cartão de Visitas:  04 de abril de 2012  
País: BRASIL  Data: 4 Apr 2012 17:35:41 GMT

Comentário: Eu perdi 3 babes e só depois meu obstetra discobril que tinha IIC então fiz uma cerclagem da minha filha que hoje tem 3a e 7mese e estou esperando mais um filho que também fiz cerclagem desse e digo a todas vocês vá a luta pois vale a pena. Boa sorte a todas.



Nome: Joicy Email: joicypaes@gmail.com
Cartão de Visitas:   
País:   Data: 26 May 2012 20:46:06 GMT

Comentário: Olá Erivane, adorei o seu site e estou com duvida e gostaria da sua ajuda. Eu perdir um bb em 2010 com 16 semanas quando foi identificado incompetencia, hoje estou com 11 semanas e 2 dias de gestação e com cerclagem marcada para terça feira, mas estou preocupada com uma situação quero muito saber, fiz a ultra ontem e deu que meu OCI já estava se abrindo com 0,02cm e estou preocupada se daqui para terça feira abra mais, O que devo fazer? estou muito preocupada.



Nome: patricia Email: 
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 27 May 2012 01:00:06 GMT

Comentário: pior o meu caso estava gravida de gemeas identicas depois de tres anos de tentativa estava passando por um medico de alto risco sentia dores horriveis no pe da barriga, fui ate internada co tres meses, falei para ele e ele me disse que era normal achou que era frescura minha quando era um assunto muito serio me disse ate para fazer exercício e tambem sentia que quando ia fazer xixi parecia que as duas iam decer junto mas ele nao fez nada com 22 semanas aconteceu a icc com a bolsa aminiotica para fora do utero fiz um parto normal e uma cesaria e as duas faleceram e estou eu aqui 9 meses sentindo muita dor por ter perdido minhas filhas por negligencia medica



Nome: Eliane Oliveira Email: eliane_davi@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL -CURITIBA  Data: 19 Jun 2012 16:16:03 GMT

Comentário: Parabens Erivane pela explicação muitos medicos deveriam se especializar IIC, perdi gemeos (lucas e daniel)fiz cerclagem no 5ºmês, fiquei só deitada, fazia as refeições na cama não saia de casa o meu quarto foi o lugar que recebia as visitas, mas não adiantou tive contração 24º semana e tiveram que fazer cesária no dia 05/05/2012, daniel nasceu com 680 gramas meu menino descansou 12 horas após o parto e lucas 580 gramas ficou 13 dias entre a gente, maior tristeza que ja senti, quase tudo comprado para eles mas não irei perder a esperança de ser mãe jamais. A minha médica disse que tenho que esperar um ano para engravidar novamente e terei que fazer cerclagem, mas tenho uma dúvida me ajudem posso fazer antes de engravidar ou depois, mas corro o mesmo risco de dar ou nao certo, alguem que fez antes pode me ajudar por favor. Espero indicação de um outra(o)ginecologista em curitiba. Obrigada



Nome: Sílvia Duart Email: silviaduart01@gmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 27 Aug 2012 20:20:32 GMT

Comentário: Olá,meninas minha história não é diferente,fiquei um ano tentado engravidar até que consegui, mas depois de cinco meses e meio de gestação perdi meu bebê, era um menino, a médica sem experiência nenhuma induziu o parto, não sabia o porque,outro médico descobriu que tenho IIC,hoje estou tentando engravidar novamente, já faz um ano e meio, não estou fazendo tratamento, até porque não sei por onde começar, poderiam me ajudar, alguma dica, por favor....



Nome: Silvia Duart Email: silviaduart01@gmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 4 Sep 2012 19:36:44 GMT

Comentário: Olá Erivane, gostaria de esclarecer uma dúvida, a cerclagem definitiva é 100% que a gravidez vá até o final de gestação. Será que é bem melhor que as outras, se poder me responda o mais breve possível por favor.



Nome: Silvia Duart Email: silviaduart01@gmail.com
Cartão de Visitas:  http://Içara-sc  
País: BRASIL  Data: 16 Nov 2012 17:06:25 GMT

Comentário: Olá erivane gostaria que me respondesse minha pergunta, já faz tempo que postei, e não tive nenhuma resposta... Posso dar uma sugestão?Porque voçê não leva esse assunto em TV, pra divulgar mais sobre IIC, tem muitas mulheres que não sabe oque é essa Incompetência ainda, temos que divulgar mais,eu fui saber a respeito depois que perdi meu bêbe até então era leiga.



Nome: silvania maia Email: silvaniaflordeliz29@hotmail.com
Cartão de Visitas:  http://sil  
País: RJ  Data: 29 Jul 2013 23:17:15 GMT

Comentário: olá minha ginecologista me orientou fazer uma cerclagem definitiva,pois tive 3 abortos,pois gostaria de vase com DR Ricardo, como faço para ter o contato dele, bjssss obrigada.



Nome: Ana Paula de miranda Email: paulinhavitinho2011@hotmail.com
Cartão de Visitas:  http://paulinhavitinho2011@hotmail.com  
País: MINAS GERAIS  Data: 20 Aug 2013 19:58:02 GMT

Comentário: QUEM JA VEZ CERCLAGEM E FOI BEM SOCEDIDA QUER TER SEGUNDO FILHO PRESCISA FAZER A CERCLAGEM NOVAMENTE??



Nome: dheicy Email: ssdheicy@hotmail.com
Cartão de Visitas:  http://Cariacica/ES  
País: BRASIL  Data: 13 Sep 2013 21:01:02 GMT

Comentário: Boa tarde! Eu sofri muito também,tive dois abortos.o primeiro eu não sabia ainda oque eu tinha,foi da segunda gestação que descobri,já estava perdendo o nenem quando a medica me disse que para engravidar teria que fazer uma cerclagem. Dois anos depois engravidei do Arthur e fiz a cerclagem,o Arthur nasceu com 36 semanas.É minha vida presente de Deus para minha família.



Nome: Greice Email: 
Cartão de Visitas:   
País:   Data: 18 Sep 2013 19:28:03 GMT

Comentário: Li seu site inteiro e agradeço muito o serviço que está prestando à sociedade. Perdi meu bebe na 23ª semana. Viveu por 13 horas. Todos os questionamentos que vc coloca são os que atormentam todos os dias.Sua postagem é de 2010. Estamos em 2013 e continua a mesma coisa. Os obstetras continuam apenas falando de diabete gestacional e pressão alta. Não solicitam o ultrassom transvaginal...nem a medição do colo do útero. Muitos laudos nem trazem a medida.É a incompetência médica que mata nossos bebes



Nome: verusca Email: veruscamf@yahoo.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 19 Nov 2013 04:15:25 GMT

Comentário: eu fis cerclagem depois de perdê 2 bbs, só na tercera gravides q uma obstetra desconfiou mas deu tudo certo e meu bb é lindo e saudavel...



 cerclagem@cerclagem.com.br
 Comentários da autora  / Entrevistas Fale conosco




© Todos os direitos reservados a ERIVANE DE ALENCAR MORENO. Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que as fontes sejam citadas.
© Copyright 2010 

ATENÇÃO: as informações disponibilizadas neste site e fornecidas através da newsletter do site CERCLAGEM  têm propósitos orientadores, e não representam um substituto para aconselhamento e/ou tratamento médico especializado.



  Site Map