Infecção do Trato Urinário (ITU) na gestação

Introdução

Vários fatores tornam a infecção do trato urinário (ITU) uma relevante complicação do período gestacional, agravando tanto o prognóstico materno quanto o perinatal.

Preocupação adicional para os profissionais responsáveis pela atenção pré–natal destas mulheres é que, além da incidência aumentada de infecções sintomáticas entre grávidas, justamente neste período, o arsenal terapêutico antimicrobiano e as possibilidades profiláticas são restritas, considerando–se a toxicidade de alguns fármacos para o produto conceptual (embrião/feto e placenta). Por estes motivos, o conjunto do diagnóstico precoce, seguido de terapêutica adequada e imediata, é imprescindível durante a assistência pré–natal, evitando comprometer o prognóstico materno e gestacional.

 

Complicações perinatais associadas à ITU

Dentre as complicações perinatais das ITU, destacam–se o trabalho de parto e parto pré–termo, recém–nascidos de baixo peso, ruptura prematura de membranas amnióticas, restrição de crescimento intra–útero, paralisia cerebral/retardo mental e óbito perinatal. Mais recentemente, tem sido relatados casos de leucomalácia encefálica, secundários tanto às quimiocitocinas maternas (passagem transplacentária) quanto à septicemia fetal, cuja origem foi a ITU materna. Gestações complicadas por infecção urinária estão associadas também a aumento de mortalidade fetal.

 

 

 
Postar uma Nova Mensagem


 
Nome: Márcia Email: marciadosanjoslisboa@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 4 May 2010 13:07:43 GMT

Comentário: Perdi minha bebê com 23 semanas e meia após ter feito a cerclagem com 16 semanas e mantido repouso absoluto. Contrai uma infecção urinária e precisei ficar internada...A minha bolsa rompeu e depois de dois dias entrei em trabalho de parto, foi terrível! Precisei tirar os pontos da cerclagem e esperar a hora do parto. A minha filhinha nasceu com 510 gr e viveu por 20 horas! Não vou desistir jamais! Márcia



Nome: Vanessa Email: vanessynhasc@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País:   Data: 17 Jun 2010 19:35:13 GMT

Comentário: Fiz uma cerclagem de emergencia com 20 semanas, mas estava com uma infecçao urinaria muito grande e após uma semana meu bebe nasceu, o Dr removeu os pontos e fez o parto foi horrível. Agora gravida de 17 semanas e já cerclada desde as 13 faço exames de 15 em 15 dias pra previnir!!



Nome: samira bento Email: samira_aquino@hotmail.com
Cartão de Visitas:  http://samira_aquino  
País: BRASIL-CUIABA-MT  Data: 19 Aug 2010 14:59:31 GMT

Comentário: Essa é a minha 3 terceira gestaçao as 2 anteriores(1 perdi e 4 meses e a aoutro de 5 meses) ate então não sabia que tinha a incontinencia cervical hoje esta fazendo 1 semana que fiz a cerclagem e estou de quase 14 semana,e estou de repouso obsoluto,da cama pro sofa e do sofa pra casa rsrs.. nos sabemos como é dicificil perder alguem que tanto esperamos,que desde o primeiro momento amamos se ao menos termos visto e algo inesplicavel este sentimento que so uma mãe pode sentir...eu sofri muito com as 2 perdas mas Deus me deu forças para superar e lutar agora por esta gravidez para nós cada dia e o mais preciso do mundo pois estamos cada dia mas perto de vermos como e grande o amor de Deus por nos..... Lutar sempre ... Desistir nunca...



Nome: JENICELIA Email: jeniceliaxaxim@hotmail.com
Cartão de Visitas:  jeniceliaxaxim@hotmail.com  
País: BRASIL  Data: 24 Jan 2013 21:40:46 GMT

Comentário: com 17 semanas fiz uma cerclagem,e fiquei internada, gravida de gemeos em 2010.com 28 semanas a bolsa rompeu, tiraram os pontos e fizeram a cesaria. recebi alta e os bebes na UTI, após 15 dias perdi um com infecção hospitalar, éu sofri, e meus bebes mais ainda, mas graças a Deus hoje estou bem e ele tbem, vencemos todas os problemas que ele saiu com ele. mas sinto mta falta do meu bebe que se foi.JENICELIA NOBRES/MT



 cerclagem@cerclagem.com.br
 Comentários da autora  / Entrevistas Fale conosco




© Todos os direitos reservados a ERIVANE DE ALENCAR MORENO. Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que as fontes sejam citadas.
© Copyright 2010 

ATENÇÃO: as informações disponibilizadas neste site e fornecidas através da newsletter do site CERCLAGEM  têm propósitos orientadores, e não representam um substituto para aconselhamento e/ou tratamento médico especializado.



  Site Map