Cerclagem
CERCLAGEM
E Enfim... Sou Mãe
Home | Artigos | Contato
 
Aborto

 

Infecção do Trato Urinário (ITU) na gestação
Complicações perinatais associadas à ITU

 

Introdução

Vários fatores tornam a infecção do trato urinário (ITU) uma relevante complicação do período gestacional, agravando tanto o prognóstico materno quanto o perinatal.

Preocupação adicional para os profissionais responsáveis pela atenção pré–natal destas mulheres é que, além da incidência aumentada de infecções sintomáticas entre grávidas, justamente neste período, o arsenal terapêutico antimicrobiano e as possibilidades profiláticas são restritas, considerando–se a toxicidade de alguns fármacos para o produto conceptual (embrião/feto e placenta). Por estes motivos, o conjunto do diagnóstico precoce, seguido de terapêutica adequada e imediata, é imprescindível durante a assistência pré–natal, evitando comprometer o prognóstico materno e gestacional.

 

Complicações perinatais associadas à ITU

Dentre as complicações perinatais das ITU, destacam–se o trabalho de parto e parto pré–termo, recém–nascidos de baixo peso, ruptura prematura de membranas amnióticas, restrição de crescimento intra–útero, paralisia cerebral/retardo mental e óbito perinatal. Mais recentemente, tem sido relatados casos de leucomalácia encefálica, secundários tanto às quimiocitocinas maternas (passagem transplacentária) quanto à septicemia fetal, cuja origem foi a ITU materna. Gestações complicadas por infecção urinária estão associadas também a aumento de mortalidade fetal.

 

Erivane Moreno

 

Cerclagem
CERCLAGEM
E Enfim... Sou Mãe

© 2008 - 2021
Todos os direitos reservados a Erivane de Alencar Moreno
Todo o material pode ser copiado desde que citada a fonte