Um abortamento pode representar a interrupção de um sonho, porém dois ou mais abortos, podem ser devastasores para uma mulher.
Além da Insuficiência Cervical as causas dos abortamentos podem ser várias e podem ser divididos em várias classes
Genéticas: As perdas gestacionais únicas podem ser causadas por anomalias genéticas do embrião em até 50% das vezes. Anomalias genéticas dos pais podem ser transmitidas aos filhos que causa a perda.
Nestes casos há necessidade de avaliar os pais com uma amostra sanguínea para determinação do cariótipo para afastar possibilidade de doenças cromossômicas que possam passar para o embrião causando abortamento.
Causas Anatômicas: Alterações no útero da mulher também podem aumentar o risco de abortamento.
As alterações podem estar presentes no nascimento ou aparecem ao longo da vida.
O útero é formado por duas partes que se fundem em uma só. Este processo ocorre durante o desenvolvimento na fase de embrião. Se não ocorre uma adequada fusão; pode causar o aparecimento de útero septado ou bicorno. Se houver uma falha no desenvolvimento de uma das partes, pode causar o aparecimento de útero unicorno. Alterações que aparecem após o nascimento são miomas, pólipos, endometriose ou adenomiose. A avaliação do útero e correção de algumas destas anormalidades é importante.
Causas Genéticas: As translocações balanceadas estão entre as alterações cromossômicas mais comuns. As pessoas portadoras podem viver normalmente com suas alterações, por estarem balanceadas no conjunto de cromossomos, mas ao tentarem engravidar podem passar um conjunto desigual de cromossomos, levando à geração de um embrião com anormalidade cromossômica que pode levar ao abortamento. A avaliação do cariótipo do casal em um laboratório que use técnica de leitura por software é muito importante para afastar esta possibilidade.
Causar Hormonais: A baixa produção de hormônios pelo ovário materno – insuficiência do corpo lúteo, pode estar associada a abortamentos. A reposição de hormônios durante o tratamento para uma nova gestação é importante para evitar perdas por deficiências hormonais.
Causas imunológicas: Veja o tema Imunologia para saber mais sobre os novos exames para avaliação das causas de abortamentos e os novos exames para avaliação de abortamentos bem como os novos tratamentos.