O grande mestre, pesquisador e conhecedor sobre cerclagem uterina no Brasil - o professor da PUC do Rio Grande do Sul, Dr. Caio Coelho Marques preparou uma matéria especialmente para o site Cerclagem. Tire aqui as suas dúvidas.
A cerclagem à Mcdonald é simples e segura?
Sim, tem bons resultados para o feto e mínimas complicações maternas.
O índice de infecção é maior para a mulher que realizou esse método de cerclagem?
Não, a infecção independe da técnica de cerclagem.
Já fiz a cerclagem McDonald e ela falhou. Ela deve ser indicada numa próxima gestação ou o ideal é fazer outro método?
Pode ser esta mesma técnica.
O risco de esgarçar os pontos é maior fazendo a cerclagem Mcdonald?
Não. Independe da técnica: (McDonald, Shirodkar, Palmer).
Fiz a cerclagem à McDonald. Tenho que fazer repouso absoluto?
Não, mas deve-se individualizar cada paciente segundo os seus hábitos de vida e ponderar que a atividade física pode diminuir a idade gestacional em gestações de alto risco.
Qual a diferença entre cerclagem McDonald simples e dupla?
A dupla sutura seria utilizada na tentativa de se conseguir chegar mais próximo do orifício interno.
A cerclagem dupla é mais forte ou diminui o risco de infecção?
Não. De acordo com a publicação realizada na revista Am J Obstet Gynecol. de janeiro de 2011” Effect of 2 stitches vs 1 stitch on the prevention of preterm birth in women with singleton pregnancies who undergo cervical cerclage”; mostra que a dupla cerclagem aumenta o comprimento do colo, mas não a duração da gestação. A segunda sutura é realizada na tentativa de se colocar a sutura em um nível mais superior nos casos onde o colo já se apresenta modificado.
Na sua opinião, a cerclagem McDonald é fraca?
Não, ela é uma boa técnica.
Por que a maioria dos obstetras só sabem realizar a cerclagem à McDonald?
Porque a patologia IIC é uma patologia de fraca prevalência e a cerclagem é realizada raramente e fica difícil o aprendizado pelo pouco número de pacientes.
Pelo SUS só encontro médicos que realizam cerclagem McDonald. O que devo fazer se quero fazer uma cerclagem mais forte? Tenho direito de exigir qual o método de cerclagem que quero fazer?
O ideal é uma parceria sem exigências... Qualquer pessoa envolvida em um caso (paciente, familiar, médico) pode sugerir uma técnica, mas jamais tentar impor alguma coisa. Deve ser lembrada que a medicina fornece meios, mas não garante a cura ou o sucesso do tratamento. Também, se for exigida uma técnica que o médico não está familiarizado, ela pode não ser feita a contento e se ela falhar a “pretensa culpa” poderá ser de quem exigiu essa técnica diferente.
CONSIDERAÇÕES
Especialista em IIC, o professor Dr. Caio Coelho Marques do Rio Grande do Sul é um dos poucos pesquisadores no Brasil sobre o tema.
Professor na PUCRS, o Dr. Caio encabeçou uma pesquisa realizada no Hospital São Lucas da Faculdade de Medicina da PUCRS - o único centro participante em toda a América de uma pesquisa internacional, multicêntrica que busca esclarecer se, além da circlagem clássica, uma segunda sutura aumentaria as chances de prolongar a gestação e permitir que mais mães levem os seus filhos para casa.
Esse estudo foi coordenado pelo Professor Niels Jørgen Secher, da Copenhagen University, no Hospital in Hvidovre, Dinamarca, no site www.cervicalocclusion.com , abrangendo diversos países.
Para quem mora na região Sul do país vale a pena procurá-lo.