Após perder o seu bebê tão esperado, ela recebe a notícia que a causa da sua perda foi devido a insuficiência cervical e que numa futura gestação terá que realizar a circlagem. Ao pesquisar na internet, ela vê que existem diversas técnicas de circlagem e fica confusa. E para variar, os médicos não explicam qual a técnica que utilizarão.
Felizmente, hoje temos este site com matérias voltadas para este assunto, onde as mulheres pesquisam e já chegam aos consultórios munidas de informação e, em alguns casos, infelizmente, mais informadas até que os seus próprios obstetras.
Bem, a maioria dos médicos costuma realizar a circlagem McDonald, que é feita via vaginal, com um ponto somente. O triste é ver que mesmo quando não se tem sucesso na realização desta circlagem, é feita o mesmo tipo de sutura em outra gestação. Médicos especializados na área realizam outra técnica de circlagem quando a anterior falhou.
De qualquer forma, as circlagens mais realizadas são a McDonald e Shirodkar.
Em 1955, Shirodkar descreveu sua técnica de circlagem cervical. Em sua descrição original, as mulheres foram entregues por cesárea eletiva sem a remoção da sutura. Muitos médicos já alteraram o processo Shirodkar de forma que os pontos podem ser identificados e removidos antes de tentar o parto vaginal.
Em 1957, o McDonald descreveu uma técnica de circlagem, que foi de fácil execução. Não há ensaios clínicos controlados comparando qual a circlagem melhor a ser feita, se a Shirodkar ou McDonald. Como tal, a decisão de qual técnica a ser utilizada deve ser deixada a critério do médico.
A seleção cuidadosa da paciente e a experiência do cirurgião são muito mais importantes para o sucesso, do que a escolha da técnica de sutura. No entanto, em certas circunstâncias, uma ou outra técnica pode ser preferível. Por exemplo, se colo do útero de uma mulher é muito curto ou dilacerado, uma circlagem Shirodkar pode ser tecnicamente mais fácil de colocar. Consideravelmente mais habilidade é necessária para colocar uma circlagem Shirodkar, e isso pode ser porque é a menos popular do que as duas técnicas comumente empregadas.
Perguntas para o seu obstetra sobre a sua circlagem
Segue abaixo uma lista de sugestões de perguntas que você pode considerar e discutir com o seu médico, uma vez que ambos decidiram que a circlagem é a escolha certa para você: